Cascavel irá abrir o circuito de audiências públicas sobre o pedágio na próxima, sexta-feira, dia 05. O debate irá acontecer, às 9h30, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC).
No sábado, dia 6, os parlamentares vão se reunir em Foz do Iguaçu, também às 9h30, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI). Durante um mês, os deputados que integram a Frente Parlamentar do Pedágio irão promover as audiências públicas em várias regiões do Estado.
Para o coordenador da Frente do Pedágio, Arilson Chiorato (PT), as audiências são uma oportunidade unidade para ouvir lideranças de todas as regiões do Paraná e também a população, dando transparência ao processo e também tornando-o democrático.
“As audiências públicas são fundamentais para ouvir a população, o setor produtivo, as entidades de classe, as pessoas, enfim, quem realmente usa as estradas e pagam o pedágio. A participação popular é primordial e favorece a transparência de tudo que está acontecendo, principalmente para mostrar a verdade do pedágio do Paraná”, ressalta.
Na proposta apresentada pelo Ministério da Infraestrutura, que tem o aval do Governo Estadual, planeja conceder 3.327 quilômetros de rodovias estaduais e federais, 827 km de estradas pedagiadas a mais, que serão divididos em seis lotes com 42 praças de pedágio, 15 praças a mais do que atualmente. O prazo de concessão é de 30 anos.
Devido à pandemia do coronavírus, as reuniões serão de forma híbrida (presencial e virtual) e transmitidas pelos canais do legislativo.
Calendário das audiências
05/02 Cascavel
06/02 Foz do Iguaçu
11/02 Londrina
12/02 Jacarezinho ou S.A Platina (Norte Pioneiro)
18/02 Guarapuava
19/02 Francisco Beltrão
25/02 Maringá
26/02 Apucarana
04/03 Curitiba
05/03 Ponta Grossa