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PEC do Espanhol é aprovada em segunda votação nesta terça-feira

A PEC do Espanhol recebeu 43 votos favoráveis nesta terça-feira (19/07) durante a segunda votação em plenário na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A Proposta de Emenda à Constituição 3/2021, de autoria do deputado Arilson Chiorato (PT), está mais perto de entrar como disciplina obrigatória na matriz curricular do Paraná. “Hoje, com certeza, foi dado mais um grande passo para tornar o Paraná trilíngue”, avalia o autor da proposta, que também recebeu a assinatura de outros 20 parlamentares.

O deputado Arilson, antes da abertura da votação da PEC do Espanhol, pediu apoio dos colegas e frisou, mais uma vez, a importância do idioma na formação dos estudantes, que sairão mais preparados para o mercado de trabalho e também com uma compreensão cultural maior dos países vizinhos.

Autor da proposta, ele explica que a PEC endossa a luta do Movimento Fica Espanhol e prevê o ensino do idioma como disciplina obrigatória na matriz curricular do Ensino Fundamental II e do Médio, em horários e locais definidos pelos sistemas de ensino, com implementação gradativa até o ano de 2026, com carga horária mínima de duas horas/aulas semanais, constituindo-se em disciplina de caráter optativo aos estudantes.

Para o deputado Arilson, o domínio da língua espanhola é estratégico para o desenvolvimento econômico e cultural do Paraná, uma vez que o estado faz fronteira com países que têm o idioma como língua oficial. “Além disso, o espanhol é falado por mais de 585 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, amplia de forma exponencial a comunicação”, afirma.

O espanhol é o segundo idioma em relevância comercial, é o idioma oficial de 21 países, sendo 19 localizados na América, sete fazem fronteira com o Brasil e dois com o Paraná.

Para entrar em vigor, será elaborada a redação final e a PEC do Espanhol será promulgada pela Mesa da Assembleia.

A votação desta terça-feira foi acompanhada por várias professoras, incluindo Amábile Piacentine Drogui, da Unespar, Jacicarla Souza da Silva, daUEL, Cibele Lemke, da Unicentro e Isabel Jasinski, da UFPR.

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