Siga nas redes sociais

logo_correta.png

UTFPR Apucarana desenvolve respirador 10 vezes mais barato para combater coronavírus

Pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Apucarana, desenvolveram um respirador utilizado em UTI para pacientes com dificuldade respiratória que tem como preço final aproximadamente R$6.000,00, ou seja, pelo menos 10 vezes mais barato do que os adquiridos pelo Governo Federal. Em entrevista para o Jornal da Tribuna, os pesquisadores falaram sobre o projeto.

O professor pesquisador que coordenou a pesquisa, Mestre em Engenharia Elétrica, Vinicius Dario Bacon, conta que o objetivo do projeto é atender a demanda local que a pandemia de coronavírus tem gerado, e doar os equipamentos para os hospitais públicos da região que estão atendendo casos de coronavírus. Bacon comenta que “nós sabemos que este é um equipamento caro e procurado no momento, então não apenas o custo deve ser diminuído, como a facilidade de fabricação deve ser aumentada”.

As pesquisas começaram ainda no mês de março e contam com a contribuição de mais dois professores da Universidade Estadual de Londrina. Uma das formas encontradas para baratear o produto foi a utilização de materiais de fácil acesso para sua construção. O que inovou o processo e possibilitou o custo acessível.

O estudante universitário Luan Silvério Parro, que integra a pesquisa diz que “foi uma experiência única e muito gratificante. A cada dia que a gente trabalha em cima do ventilador, fica mais esperançoso para conseguir combater essa pandemia que a gente está vivendo hoje”.

Um dos três pilares da Universidade Pública é a Extensão, de forma que as pesquisas realizadas, retornem para a sociedade, beneficiando o bem comum e a comunidade. As Universidades Públicas que tem sofrido com contingenciamento de verbas para educação e corte de bolsas para pesquisa científica, tem dado ótimos exemplos para a sociedade, seja através de pesquisas sobre a COVID-19, seja pelo atendimento e internação nos Hospitais Universitários que estão sendo referências nesse difícil momento.

O deputado Arilson Chiorato parabeniza a UTFPR-Apucarana e os pesquisadores responsáveis pelo projeto. Arilson diz estar muito orgulhoso de ver que os cientistas da cidade estão contribuindo com esse momento tão difícil, “a gente costuma ver notícias que os pesquisadores de Harvard, das Universidades de outros países estão desenvolvendo pesquisas, é muito bom saber e muito importante divulgar que aqui do nosso lado também tem pesquisadores que estão fazendo a diferença e ajudando a salvar vidas. Eu sou um grande defensor da Universidade Pública e são ações como essa que nos fazem ter certeza da importância dessas Instituições, dos investimentos públicos na Educação e na Ciência e Tecnologia, são recursos que voltam para a sociedade, que ajudam a melhorar a vida das pessoas”.

Últimas notícias

Categorias

Pedágio

Causas Sociais

Projetos de Lei