Siga nas redes sociais

logo_correta.png

PL de Arilson insere o Festival Paraíso do Rock no calendário oficial do Paraná

Um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Arilson Chiorato insere o Festival Paraíso do Rock, que é realizado anualmente em Paraíso do Norte no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Segundo Chiorato, o evento já se tornou tradição e é referência a nível nacional “O Paraíso do Rock foi criado pelo meu companheiro Beto Vizzoto, e esse ano já realiza sua 12a edição. Um evento que já se consagrou como um dos principais do Paraná, e talvez o maior que acontece no interior”, salienta.

O Projeto de Lei 485/2019 já está tramitando na Casa. Ainda, segundo Arilson Chiorato, a importância de inserir o festival no calendário oficial valoriza a cultura da região “O Paraíso do Rock é uma referência para a cultura do Paraná, e todas as iniciativas nesse sentido são bem vindas”, conta.

SOBRE O FESTIVAL

Paraíso do Norte é uma cidade de 13 mil habitantes no noroeste do Paraná que sempre se destacou pelos shows de rock and roll autoral. Em julho 2008, com objetivo de organizar essa tendência e de oferecer um contraponto à hegemonia musical sertaneja que dominava a região, foi criado o festival Paraíso do Rock. Já na primeira edição o evento apresentou características que viriam a se perpetuar e se intensificar nos anos seguintes: bandas de qualidade vindas de diversas regiões do país, preços acessíveis à população, muito barulho e intensa troca cultural entre os músicos, produtores, jornalistas e o público.


Na segunda edição, a idéia de promover bandas de outras regiões do Brasil ganhou novos ares com o show do Zefirina Bomba, de João Pessoa na Paraíba e Wander Wildner, de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Diversas outras bandas do nordeste se apresentaram em Paraíso do Norte: Maciel Salu, Siba, Juvenil Silva, Jonnata Doll e Os Garotos Solventes, Seu Pereira e o Coletivo 401 e na edição de 2019 contaremos com shows de Eddie e da banda Camarones, o primeiro de Pernambuco e a segunda do Rio Grande do Norte. Além do nordeste, o Norte também será representado nesta edição com Félix Robatto de Belém do Pará! Diversas bandas de outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, assim como do Paraná, já estiveram nos palcos do festival.


Na terceira edição, em 2010, o Paraíso do Rock passou a ocorrer em dois dias, na sexta-feira e no sábado, na segunda semana de julho, quase sempre coincidindo com o Dia Mundial do Rock (13/07). Também nesta edição o festival ganhou sua primeira atração internacional, Los Cocineros da Argentina, promovendo aproximação entre os países e valorizando a integração sul americana. Desde então oferece ao público todo ano a oportunidade de assistir uma apresentação internacional, tendo circulado bandas do Uruguai, Austrália, Holanda e diversas outras da Argentina. Em 2019 está confirmado a apresentação da banda Buenos Muchachos de Montevideo, Uruguai.

O Paraíso do Rock foi capa do Caderno de Cultura do jornal O Estado de São Paulo em 2013. Também saiu em diversas mídias de grande alcance, como A Gazeta do Povo, o Diário de Maringá, Diário do Noroeste, Folha de Cianorte, Scream & Yell, além de ter saído nos blogs de jornalistas importantes do rock nacional, como Jotabê Medeiros, Leonardo Vinhas e Andye Iore.
O festival ganhou duas novidades em 2015. A primeira foi a entrada do Paraíso do Rock na FBA (Festivais Brasileiros Associados), associação de festivais independentes de diversas regiões do Brasil, trazendo novas trocas de experiências e contribuindo para a circulação de bandas autorais, jornalistas e produtores. A segunda novidade foi a parceria com a Cervejaria Araucária, de Maringá/PR, trazendo a possibilidade de consumir cerveja artesanal de altíssima qualidade enquanto acontecem os shows. O festival ganhou, em 2016, um rótulo da Araucária, a Cerveja Paraíso.


O Paraíso do Rock também apresenta projeto de solidariedade social, pois é realizado pelo CEMIC e toda renda gerada no evento é destinada à A.P.M.I. (Associação de Proteção à Maternidade e Infância), entidade que realiza o contraturno escolar dos estudantes das escolas públicas de Paraíso do Norte. Além disso, o festival leva centenas de pessoas para a pequena cidade, gerando renda para os comerciantes locais.

O festival Paraíso do Rock possui como parceiros a Sanepar, Fertisolo, Suco Prats, a Raudi Indústria e Comércio, Tio Bonato e a Rádio Mundo Livre FM 102,5.

Leia o texto do projeto na íntegra:

http://portal.assembleia.pr.leg.br/modules/mod_legislativo_arquivo/mod_legislativo_arquivo.php?leiCod=84728&tipo=I

Da Assessoria de Comunicação

Últimas notícias

Categorias

Pedágio

Causas Sociais

Projetos de Lei