Siga nas redes sociais

logo_correta.png

Número de matrículas no CEEBJA cai 75% em Apucarana, alerta deputado Arilson

A queda expressiva no número de alunos matriculados nos Centros de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) em Apucarana chama a atenção. Antes da pandemia, havia cerca de 2 mil estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), atualmente, o município tem cerca de 500 alunos. A redução de 75% motivou o deputado Arilson Chiorato (PT) a entrar com um requerimento na Secretaria Estadual de Educação (SEED) pedindo informações sobre a situação de Apucarana e também no Paraná.


“Recebi esse pedido, feito de professores da cidade, com preocupação. Sabemos que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma medida de inclusão social e educacional de pessoas que tiveram, por qualquer motivo, que parar os estudos. Além disso, uma parcela desse alunos é de homens e mulheres que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola quando crianças”, pontua o deputado Arilson. O requerimento foi protocolado na semana passada.

Segundo o parlamentar, a redução expressiva de alunos no sistema EJA de Apucarana, de acordo com informações de professores da rede pública de ensino, ocorre após a exigência de um número mínimo de matrículas por escolas para instalação de cursos de Educação de Jovens e Adultos. “Antes era possível abrir uma turma com 8 (oito) ou 10 (dez) alunos, hoje em dia, tem que ter no mínimo 20 (vinte) matriculados. O que afasta muitos alunos, uma vez que não tem mais a oportunidade de estudar na escola do seu bairro”, observa.


Diante desse cenário, o requerimento cobra informações da SEED como quais providências são adotadas para garantir o acesso universal de estudantes à Educação de Jovens e Adultos, em regiões, bairros ou municípios de difícil acesso e que existam interesse ou matrículas em número menor a oito estudantes por escola.


Outro questionamento é: quantas pessoas buscaram matrículas e fizeram pré-inscrição e foram impedidas de se matricular por não completar turmas, em cada município, no Estado do Paraná?

Foto ilustrativa/crédito Marcos Santos/USP imagens.

Últimas notícias

Categorias

Pedágio

Causas Sociais

Projetos de Lei