Siga nas redes sociais

logo_correta.png

Governo Federal, via Itaipu, vai investir R$ 25,8 milhões nos municípios do norte e norte pioneiro

O Governo Federal, através da Itaipu Binacional, vai investir R$ 25,8 milhões na região norte e norte pioneiro do Paraná. O anúncio, com a assinatura dos convênios e repasses financeiros de fundo de auxílio emergencial, aconteceu na última sexta-feira (03/05) em Londrina. Serão beneficiados, no total, quase dois milhões de pessoas de 92 municípios das associações do Norte do Paraná (Amunop), do Norte Pioneiro (Amunorpi), do Médio Paranapanema (Amepar) e do Vale do Ivaí (Amuvi).

O deputado Arilson Chiorato (PT) participou da assinatura dos convênios e ressaltou o compromisso do Governo Federal, através da Itaipu, com os municípios do interior do Paraná. “A mudança na gestão da Itaipu foi crucial para que ações, como essa, pudessem acontecer. Daqui alguns meses já vamos conseguir perceber a mudança na vida das pessoas”, pontuou o parlamentar, que ressaltou que vários projetos de Apucarana e Arapongas foram atendidos.

Segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, o acordo permite que a cultura, a saúde e a inclusão social cheguem a todas as pessoas. “Esse convênio possibilita que entidades de trabalho voluntário, que têm uma preocupação com a inclusão social, obtenham mais recursos para investir nas associações”, disse. “Essa ação faz parte de uma grande política do Governo Federal para a construção de um País mais justo, fraterno e igualitário. E a Itaipu é instrumento dessas políticas públicas.”

Além do convênio com as associações dos municípios, várias instituições irão receber repasses da Binacional, como o projeto “Orquestrando o Futuro – Oficinas de Musicalização”, de Londrina. A iniciativa foi contemplada com 100 violinos, 4 violoncelos e 2 contrabaixos.

Confira os projetos atendidos:

Também receberão investimentos a Associação Norte Paranaense de Combate do Câncer, de Arapongas; o Hospital da Providência (administrado pelo Grupo Nossa Senhora das Graças), de Apucarana; a Associação dos Profissionais de Arte de Londrina; a Cooperativa de Produtores e Artesãos de Astorga; o Instituto de Sobreviventes de Câncer, de Londrina; a Associação de Cooperação Agrícola Dorcelina Folador, de Arapongas; a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lobato; a Associação dos Cafeicultores de Apucarana; a Artis Colegium Associação Cultural, de Londrina; a Associação Cultural Espaço Thalita Cumi, de Londrina; a Casa de Apoio Amigos do HU, de Londrina; a Residência Inclusiva Casa do Dodô, de Apucarana; o Comando Anderson de Defesa do Cidadão, de Apucarana; a Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda Esperança, de Ibiporã; e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema.

Com informações Itaipu

Últimas notícias

Categorias

Pedágio

Causas Sociais

Projetos de Lei