Oito entidades sociais de Apucarana foram contempladas com cerca de R$ 30 mil cada para desenvolver projetos em suas áreas de atuação. O valor é fruto de emenda da deputada federal Gleisi Hoffman (PT) em parceria com o deputado Arilson Chiorato (PT), de Apucarana, que oficializou o repasse nesta sexta-feira (25) no gabinete do prefeito Júnior da Femac (PSD).
“Esse recurso vai impactar, de alguma forma, a vida de centenas de apucaranenses. Essas entidades foram escolhidas pelo protagonismo e seriedade que desenvolvem seus trabalhos em diferentes áreas, em especial nesse momento de pandemia. Foram contemplados trabalhos que tem como foco a pessoa com autismo, com síndrome de Down, com deficiência física, capacitação profissional de jovens e adultos, acolhimento a família e mulheres e também esporte à juventude”, comenta o deputado Arilson.
O deputado, que mora no Núcleo Afonso Camargo, avalia que cada entidade desempenha um papel ímpar em Apucarana. “Não só essas, que foram contempladas, mas várias outras também. Em comum, todas têm amor ao próximo e esperança numa sociedade melhor e me sinto muito feliz em poder contribuir com a expansão ou continuidade desses trabalhos”, diz Arilson.
A entrega das emendas às entidades no escritório regional do deputado Arilson contou com a presença e apoio do vereador Lucas Leugi (PP).
Entidades contempladas: Associação Paranaense dos Amigos do Cavalo (APAC), Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (AMAA), A Casa dos Anjos, Projeto Renascer, Instituto de Pesquisas e Tratamentos Humanísticos (IPTH), ONG Renascer Life (Projeto Casa Marta e Maria), Associação Download de Síndrome de Down e Associação Apucarana Futsal Club (AAFC).
O valor será repassado pela Prefeitura de Apucarana às entidades mediante apresentação de seus projetos, visando o custeio de atividades e despesa de pessoal. “Agradecemos, mais uma vez, o empenho do deputado estadual Arilson Chiorato, que trabalhou pela liberação desse recurso, que será de grande valor para a manutenção dos programas dessas entidades sociais de Apucarana”, destacou o prefeito Júnior da Femac.
Para o presidente do Instituto de Pesquisas e Tratamentos Humanísticos (IPTH), psicanalista Celso Scheffer, esse recurso para o IPTH significa sustentação para os projetos desenvolvidos. Por mês, o IPTH realiza cerca de 600 atendimentos voluntários.
“Vai praticamente salvar a gente. Chegou numa hora extremamente necessária para a Casa dos Anjos, que está numa transição de endereço. Por mês, atendemos mais de 500 pessoas com atividades esportivas e capacitação profissional”, revela a presidente da Casa dos Anjos, Maria Aparecida Germana.
A presidente da APAC, Aline Ceranto Luccarelis, avalia que com esse recurso conseguirá abrir novas vagas gratuitas. “A pessoa atendida recebe tratamento por um ano. Atendemos crianças adolescentes e adultos com algum tipo de deficiência”, diz.
O recurso também vai favorecer os atendimentos realizados pela (AMAA), segundo a presidente da entidade, a psicóloga Maria Honorato. “Vai favorecer a contratação de atendimentos clínicos nas áreas psicologia, terapia ocupacional fonoaudiologia e psicopedagogia, em especial, para as crianças e adolescentes autistas”, afirma.