Um milhão de reais. Esse foi o valor indicado pelo deputado Arilson Chiorato (PT), via Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022, para a Universidade Estadual de Londrina. A ordem de pagamento da emenda saiu recentemente e vai beneficiar 229 estudantes bolsistas da instituição. O recurso deverá ser revertido, em sua totalidade, para pagamento de bolsas para estudantes, com foco prioritário em ações de permanência estudantil.
O deputado Arilson, que tem toda sua vida escolar trilhada em instituições públicas, tem como uma de suas prioridades destinar recursos e defender a educação pública de qualidade. “É imprescindível apoiar a educação pública em todas as esferas. Essa emenda, que será usada para auxílio financeiro a estudantes, é essencial para que esses jovens não desistam da vida universitária, por falta de recursos, porque eles serão os futuros professores e pesquisadores, ou seja, os profissionais que, nós, vamos precisar amanhã”, observa.
“A pandemia nos mostrou a importância de investirmos nas universidades. Tenho certeza que a educação pública voltará a receber a notoriedade que merece a partir do próximo ano. Eu, como filho da educação pública, posso dizer que a educação transformou a minha vida e abriu muitas oportunidades, por isso, eu posso afirmar que a educação tem o poder de transformar, de verdade, um país inteiro”, acredita.
Os critérios para que os estudantes tenham acesso ao benefício será definido entre as três Pró-reitorias acadêmicas – Proex, Prograd e Proppg –, em conjunto com o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC) da UEL.
Foto – Agência UEL