Arilson e Gleisi destinam R$ 150 mil para o Assentamento Dorcelina Folador

Um novo silo com capacidade de armazenamento de 30 mil litros de leite vai ajudar a ampliar os trabalhos da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copram) do Assentamento Dorcelina Folador em Arapongas. O recurso para a compra foi destinado via emenda da deputada federal Gleisi Hoffman (PT) em parceria com o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), que esteve no assentamento nesta sexta-feira (10/09).

Durante a visita, Arilson conheceu a produção do laticínio, que inclui queijos, iogurtes e o leite, e também ouviu as demandas da comunidade. “O Dorcelina é um exemplo de sucesso da reforma agrária e, hoje, é referência na produção de alimentos como frutas, verduras e laticínios. Contribuir com o desenvolvimento do campo nos enche de orgulho e também nos motiva a continuar na luta”, comenta o deputado.

Para o presidente do Copram do Dorcelina, Alencar Hermes, a emenda é muito significativa. “Recursos, como esses, representam um fôlego para continuarmos no campo, uma vez que os investimentos nos programas que deveriam fomentar a agricultura familiar estão minguando. Então, essas emendas são essenciais para enfrentarmos esse momento tão difícil”, avalia Alencar.

O assentamento Dorcelina Folador tem 21 anos de história e é o endereço e também o local de geração de renda para 130 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Participaram da reunião com o deputado Arilson as seguintes lideranças da comunidade: Alencar Hermes, diretor presidente; Dirlete Dellazari, diretora secretária; Priscila de Oliveira, diretora tesoureira; José Damasceno, dirigente do MST; e Lucas Nogueira Carvalho, coordenador administrativo.