Alunos da Escola “Unida” do Campo Cristino Barbon, localidade do Distrito de Santa Maria, em Alto Paraná, correm o risco de terem que se deslocar 20km para conseguirem estudar. Isso acontece porque a instituição de ensino corre o risco de fechar. A pedidos dos moradores da localidade, o deputado Arilson Chiorato (PT) encaminhou um requerimento solicitando informações ao secretário da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (SEED), Renato Ferder.
“Primeiramente, vamos verificar o autor do pedido de fechamento e solicitar para que reveja, uma vez que vai impactar negativamente a vida dos alunos”, observa Arilson. O pedido de informação foi feito na última segunda-feira (8).
Arilson observa que o serviço na localidade é essencial para a comunidade rural do Distrito de Santa Maria. “Caso haja o fechamento dessa escola, os estudantes vão ter mais dificuldade para ter acesso à educação, uma vez que a sede do município fica a 20 km. A nossa preocupação é como esses alunos serão atendidos no quesito transporte e alimentação, além do tempo de deslocamento. O receio é que essa possível mudança aumente a evasão escolar”, alerta.
De acordo com o deputado, além de pessoas da comunidade, o vereador Felipe Mulatti (PT), de Alto Paraná, entrou em contato para pedir apoio para que não haja o fechamento, uma vez que a manutenção da Escola “Unida”, com turmas no Ensino Fundamental, do Campo Cristino Barbon, é extremamente importante para a localidade. “A escola possibilita a manutenção dos filhos de agricultores familiares no campo, evitando-se o êxodo rural”, comenta Arilson sobre as informações que recebeu.
“De acordo com o que me passaram, o ensino oferecido na escola é de extrema qualidade, tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental. Os alunos são preparados de forma eficaz para vestibulares, cursos técnicos e, inclusive, já receberam prêmios. Isso ocorre por causa do comprometimento da equipe de profissionais da Educação e dos próprios estudantes”, diz.