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Saúde do servidor: Arilson cobra explicações sobre atendimento do SAS

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) entrou com requerimento pedindo informações à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP) sobre o Sistema de Atendimento à Saúde (SAS).

O SAS é um benefício concedido gratuitamente ao funcionalismo público estadual, pelo Governo do Estado. Inclui cobertura médico ambulatorial e hospitalar em todo Paraná. E é destinado aos servidores efetivos ativos, aposentados, dependentes e pensionistas.

Para Chiorato, o SAS é um direito dos servidores que atualmente está precarizado “Temos recebido reclamações de servidores e servidoras de várias partes do Estado sobre a falta de estrutura, convênios e atendimentos. Nosso pedido de informações é para esclarecer os problemas que nos foram relatados e buscar soluções para garantir o atendimento”, salienta.

Ainda, para o deputado, há localidades onde o atendimento deveria acontecer, mas atualmente não há atendimento “Especialidades e internamentos apenas nos grandes centros; consultas que demoram a chegar e cada vez menos médicos disponíveis; segurados tendo que contratar planos de saúde ou realizar atendimentos particulares, principalmente nas cidades do interior. Por isso estamos pedindo oficialmente um panorama da atual situação”, completa.

Confira, abaixo, os questionamentos levantados por Arilson Chiorato e enviados à SEAP:

a) Qual a rede de atendimento do Serviço de Atendimento à Saúde (SAS) no Estado do Paraná?


b) Qual o organograma vigente e efetivo de atendimento do SAS no Estado do Paraná, que contemple a descentralização da rede de atendimento?


c) Onde estão concentrados os serviços de atendimento, que não sejam apenas clínica geral, obstetrícia e pediatria?


d) As consultas e agendamentos de exames têm levado, em média estadual ou regionalizada, quanto tempo para serem atendidas para o servidor público estadual e seus dependentes (segurados)? Qual o tempo médio de espera para o atendimento após o agendamento?


e) Existe informação sobre a quantidade de segurados dos SAS que também contratam (ram) planos de saúde particulares? Em caso afirmativo, quais motivos foram alegados pelos segurados para a contratação de plano de saúde, de natureza particular? Foi identificada a insuficiência do atendimento da rede disponível do SAS, especialmente nas cidades médias e consideradas pequenas?


f) Qual a média e a quantidade de médicos e/ou clínicas conveniadas disponíveis e quee efetivamente atendem pelo SAS até a presente data?


g) Existem, ou existiram no passado recente, problemas em relação ao pagamento dos profissionais que atendem pelo SAS? Decorreram casos de descredenciamento destes profissionais? Houve descredenciamento em massa da rede do SAS, nos últimos anos?


h) O SAS tem cobertura para a realização de exames de alta e média complexidade, como ressonância magnética?


i) Em relação ao atendimento no Município de Apucarana, existe convênio para internamento em algum hospital da cidade, ou da Região Metropolitana de Apucarana? Se não, os segurados devem se deslocar para qual hospital conveniado mais próximo? Qual a distância do Município sede – Apucarana?


Justifica-se o presente requerimento de pedido de informações em razão da fundamental importância do Serviço de Atendimento à Saúde (SAS) para garantia da assistência integral ao servidor público estadual, que dependem deste serviço para assegurar pleno atendimento pessoal e de seus dependentes, e da necessidade de esclarecimentos sobre a rede atual de atendimento e sua efetividade.

Leia o requerimento na íntegra:

http://portal.alep.pr.gov.br/modules/mod_legislativo_arquivo/mod_legislativo_arquivo.php?leiCod=84253&tipo=I

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