No dia 25/05 o deputado estadual Arilson Chiorato assinou junto com mais treze deputados, um Projeto de Lei Ordinária que visa a revalidação de diplomas por parte das Universidades Estaduais, dos médicos que tenham se formado no exterior e façam parte do programa “Mais Médicos para o Brasil”. O objetivo é fazer com que estes médicos possam atuar no combate à COVID-19.
O projeto em questão identifica a necessidade de revalidação de diplomas pela ausência de profissionais para trabalharem na lina de frente do combate à pandemia de coronavírus. Dessa forma, as Universidades Estaduais do Paraná que possuírem curso de medicina com turma já graduada, deverão em caráter excepcional e de urgência, promover de forma simplificada, um processo de revalidação dos diplomas.
A medida serve para médicos que atuem ou tenham atuado no Paraná, e prevê que estes médicos devam dedicar pelo menos oito horas semanais durante um ano no combate à COVID-19. Caso contrário, a Universidade Revalidadora deverá emitir um parecer para o Conselho Regional de Medicina do Paraná, revogando a revalidação do diploma.
Arilson entende que “é muito importante que esses médicos que atuam no programa “Mais Médicos para o Brasil” possam trabalhar no combate ao coronavírus. A medicina tem como filosofia salvar vidas, e nesse momento estamos precisando destes profissionais mais do que nunca. Este projeto com certeza ajuda a população que está precisando”.