Foi protocolado esta semana na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o Projeto de Lei nº280/2020, que visa instituir a utilização do aplicativo de smartphone “whatsapp” como canal de denúncia para violência contra a mulher. O deputado estadual Arilson Chiorato é co-autor do projeto em parceria com a deputada Luciana Rafagnin.
O projeto compreende o uso difundido do aplicativo por parte da população e considera que é uma ferramenta que pode facilitar a denúncia contra os agressores. As denúncias, de acordo com o que está previsto no projeto, só podem ser feitas através de mensagens, sem a necessidade de realizar ligação para a central de atendimento.
Segundo Chiorato, a implantação de um sistema através do aplicativo pode ser uma boa alternativa para reforçar a prevenção e o combate à violência doméstica.
“A gente sabe que o Brasil é um país com altos índices de feminicídio, estupro e outras formas de violência doméstica. Por isso é muito importante que as mulheres sejam amparadas e se sintam seguras dentro das suas casas, sabendo que se algo acontecer, elas só precisam enviar uma mensagem para pedir socorro”, explica.