Siga nas redes sociais

logo_correta.png

Projeto de Arilson propõe multa a quem divulgar fake news sobre coronavírus

Protocolado na última segunda (04), o projeto 277/2020, de autoria do deputado estadual Arilson Chiorato (PT), visa aplicar multa para quem produzir, divulgar ou compartilhar notícias falsas sobre o coronavírus e outras endemias, epidemias e pandemias. As penalidades podem variar entre R$10.000,00 e R$50.000,00. Os valores variam dada a reincidência e também é mais exigente para servidores públicos que disseminam informações falsas sobre a COVID-19.

Projeto de Arilson propõe multa a quem divulgar fake news sobre coronavírus

As “fake news” estão no nosso dia a dia, infelizmente existem pessoas que gastam seu tempo construindo falsas narrativas para enganar e manipular os demais. São disseminadas pelas redes sociais, especialmente pelos aplicativos como Whatsapp que dificultam o controle e possibilita uma corrente de desinformação.            

Atualmente, no momento difícil que estamos enfrentando, elas se potencializam, pois funcionam como uma ferramenta de divulgação de interesses ocultos, travestida de informações falsas que disputam a narrativa com a mídia convencional.      

As notícias falsas sobre o coronavírus dificultam o combate à pandemia, pois as pessoas que acreditam em informações como por exemplo, “se tomar água de 15 em 15 minutos estará protegido”, passam a desconsiderar as recomendações da Organização Mundial da Saúde que está sendo grandemente disseminada meios convencionais de comunicação.           

O projeto compreende a necessidade de penalizar as pessoas que produzem, divulgam e compartilham essas notícias para frear a disseminação de fake news sobre o coronavírus e com isso proteger a população. As informações falsas tem prestado um desserviço para o combate à pandemia e colocado as pessoas em maior risco de contaminação pela doença.            

Arilson aponta que “as fake news são um atraso para nossa sociedade, principalmente agora quando estamos vivendo essa situação de pandemia. É revoltando que tenha gente que se sinta bem em propagar a mentira e colocar a vida dos outros em risco. Em um momento como esse além de combater o coronavírus, precisamos combater as fakenews”.

Leia a íntegra do projeto clicando aqui.

Últimas notícias

Categorias

Pedágio

Causas Sociais

Projetos de Lei