Siga nas redes sociais

logo_correta.png

PEC do Espanhol é aprovada em primeira votação na Alep

A PEC do Espanhol, como é chamada a Proposta de Emenda à Constituição 3/2021, que prevê a oferta do ensino do idioma aos estudantes de escolas públicas do Paraná, deu mais um passo rumo à aprovação nesta terça-feira (05/07) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A PEC obteve 45 votos favoráveis e seguirá para mais duas votações, antes de ser encaminhada para sanção do governador.

Autor da proposta, o deputado Arilson Chiorato (PT), fez a defesa do ensino da língua espanhola durante o uso da tribuna e pediu apoio dos colegas. “O resultado não poderia ser outro. Acredito que todos compreenderam a importância do ensino do espanhol para a educação, mas também para a economia e para a cultura”, avalia o deputado Arilson.

A proposição, conforme observa o deputado Arilson, endossa a luta do Movimento Fica Espanhol e prevê a língua espanhola como disciplina obrigatória na matriz curricular do Ensino Fundamental II e do Médio, em horários e locais definidos pelos sistemas de ensino, com implementação gradativa até o ano de 2026, com carga horária mínima de duas horas/aulas semanais, constituindo-se em disciplina de caráter optativo aos estudantes.

“O domínio do espanhol é estratégico para o desenvolvimento. Isso porque o Paraná faz fronteira com países que têm o idioma como língua oficial e mantém estreitas relações comerciais e culturais. Já no âmbito internacional, o espanhol é falado por mais de 585 milhões de pessoas”, frisou em sua fala.

O deputado Arilson também destacou que a língua espanhola é a segunda em relevância comercial, idioma oficial de 21 países, sendo 19 localizados na América, sete fazem fronteira com o Brasil e dois com o Paraná. “Neste sentido, a inserção da língua espanhola na grade curricular das escolas deve ser encarada como um investimento no futuro. Acredito que será uma grande conquista para a educação paranaense”, defende o deputado Arilson.

A PEC do Espanhol, além do deputado Arilson, é assinada por outros 20 parlamentares.

Autor e Coautores da PEC do Espanhol

Deputado Arilson Chiorato
Deputada Luciana Rafagnin
Deputada Mabel Canto
Deputado Anibelli Neto
Deputado Delegado Fernando Martins
Deputado Delegado Jacovós
Deputado Galo
Deputado Goura
Deputado Luiz Fernando Guerra
Deputado Michele Caputo
Deputado Nelson Justus
Deputado Professor Lemos
Deputado Requião Filho
Deputado Soldado Adriano Jose
Deputado Soldado Fruet
Deputado Tadeu Veneri
Deputado Tercílio Turini
Deputado Luiz Claudio Romanelli
Deputado Delegado Francischini
Deputada Maria Victória
Deputado Guto Silva

Últimas notícias

Categorias

Pedágio

Causas Sociais

Projetos de Lei