Já se passaram dois anos desde o início da pandemia de Covid-19, um dos momentos mais difíceis de viver em sociedade nas últimas décadas. Porém, foi neste momento, de isolamento social, que o deputado Arilson (PT) propôs um projeto de lei que evitou o corte de água e luz durante a pandemia.
A medida, que teve adesão de toda Assembleia Legislativa, resguardou a saúde e a cidadania dos dos paranaenses durante o enfrentamento ao coronavírus.
O projeto teve por objetivo proteger a população mais vulnerável e atendeu famílias com renda total de até três salários mínimos (R$ 3.135,00) ou até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50), idosos com mais de 60 anos de idade, pessoas diagnosticadas com coronavírus – COVID-19 ou outras doenças graves ou infectocontagiosas, pessoas com deficiência, trabalhadores informais, comerciantes enquadrados pela lei federal como micro e pequenas empresas ou microempreendedor individual.
O projeto estabeleceu ainda que após o término da pandemia, o Governo deveria regulamentar o pagamento parcelado das dívidas.