Uma resolução do ministro da Economia, Paulo Guedes, adicionada ao processo de concessão das rodovias à iniciativa privada, em tramitação no Tribunal de Contas da União (TCU), confirma que o novo pedágio do Paraná, elaborado pelo Governo Federal em parceira com o Governo Ratinho Jr., vai ser mais caro do que era quando as concessões terminaram, em novembro de 2021.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23) pelo deputado Arilson Chiorato (PT), líder da Oposição e coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio na Assembleia Legislativa (Alep).
“O processo que está no TCU teve 26 movimentações só em agosto. Desde novembro de 2021, foram 168 movimentações. Na sexta-feira, ocorreu a última movimentação, que traz a comprovação cabal que o pedágio vai voltar ainda mais caro do que era. Uma resolução do ministro Paulo Guedes, adicionada no processo, garante que a modalidade de licitação será por concorrência internacional atrelada a aporte financeiro por 35 anos de contrato vinculado ao deságio proporcional ao aporte colocado. Ou seja, o pedágio será mais caro do que era!”, explicou.
Texto – Assessoria da Liderança da Oposição