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Deputados são contra pedágio, principalmente o atual modelo

O Governo Federal comunicou o Estado do Paraná que vai reassumir o controle das rodovias federais, o que significa um número significativo das rodovias pedagiadas em território paranaense. O problema está no fato de que o Governo Federal quer dar continuação ao modelo de pedágio já existente, que é prejudicial para a economia do estado e que pesa no bolso dos cidadãos paranaenses.

Deputados são contra continuação do atual modelo de pedágio
(Foto: Bem Paraná)

De acordo com a “CARTA AO POVO PARANAENSE” publicada pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio, já foram estipulados no Decreto Federal nº 9972 de 14/08/2020, os trechos que o Governo está reivindicando, “sendo 2.806,7 km (dois mil oitocentos e seis quilômetros e setecentos metros) de rodovias federais e 1.308 km (mil trezentos e oito quilômetros) de rodovias estaduais, que totalizam 4.114,7 km (quatro mil cento e catorze quilômetros e setecentos metros) de extensão e abrangem os trechos das rodovias Federais BR-153/158/163/272/277/369/373/376/476 e as Estaduais PR-092/151/158/170/180/182/280/317/323/407/408/411/427/444/445/483/508/577/804/862, todos qualificados para integrar o PPI – Plano de Parceria de Investimentos da União; bem como o Decreto Federal nº 10484 de 10/09/2020, o qual já incluiu vários desses trechos no Plano Nacional de Desestatizações”.É importante considerar que o Paraná está há décadas sofrendo com o modelo de pedágio que não conseguiu garantir estradas realmente seguras e a finalização de muitas obras previstas em contrato.

Os contratos que estão chegando ao fim precisam ser analisados para que as Concessionárias sejam responsabilizadas por aquilo que não foi cumprido.

A Frente irá dialogar com a sociedade civil e a população, buscando compreender as necessidades das pessoas e construir democraticamente uma alternativa para os novos contratos, que considerem o impacto do pedágio na economia paranaense e na vida da população.

A Carta publicada afirma que “A Bancada Parlamentar Federal do Estado do Paraná, após decisão unânime, encaminhou um ofício para o Ministro da Infraestrutura, por meio do qual fizeram um breve histórico sobre os pedágios no Estado do Paraná, os graves prejuízos já sofridos para a economia paranaense, assim como, requereu que a forma da licitação seja exclusivamente pelo menor preço de tarifa, inclusive a levar em conta que outros Estados da Federação já a realizaram e suas tarifas são baixas, permitindo a que os cidadãos não sejam onerados demasiadamente, como ocorre no Estado do Paraná”.

O deputado Arilson, que também é coordenador da Frente, entende que o Governo Federal não deve impor um modelo de pedágio, pois se faz fundamental o debate com a sociedade e com os deputados. Para Arilson, a Frente tem um papel muito importante neste processo, em estudar soluções e possibilidades que contribuam com o desenvolvimento do Paraná.

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