O deputado estadual Arilson Chiorato assinou nesta segunda-feira (15-06), juntamente com o deputado Requião Filho (MDB) e outros deputados, requerimento que solicita medidas de auxílio para Instituições Formadoras Sem Fins Lucrativos conseguirem manter seu funcionamento, dado as dificuldades enfrentadas diante da pandemia de coronavírus.
Essas Instituições atuam na formação e capacitação de jovens visando especialmente a inserção no mercado de trabalho. O Sistema “S”, como é conhecido, dá suporte para a Indústria e Comércio e tem grande relevância para nosso modelo de sociedade, tendo em vista que muitos jovens e também adultos utilizam de seus serviços para conseguirem um emprego.
Considerando as dificuldades das Instituições pertencentes ao Terceiro Setor, que atua no sentido de garantir a responsabilidade social das empresas paranaenses, o documento protocolado requer que sejam concedidas medidas às Instituições em questão, assim como foram, insuficientemente, concedidas à Indústria e ao Comércio, de forma a amparar também, além dos empregadores e empregados, os menores aprendizes.
O deputado Arilson se mostra preocupado com as pessoas que estão desamparadas, especialmente os jovens, estagiários, que em tempo de desemprego e suspensão de contratos, podem utilizar suas bolsas para pagamento das contas básicas, como por exemplo uma cesta básica. Arilson defende que “o Governador deve se mostrar sensível e compreender que existem diferentes grupos sociais que precisam do Estado nesse momento difícil de pandemia, ninguém pode e ninguém deve ficar desamparado”.