O deputado estadual Arilson Chiorato, co-assinou junto com o deputado Requião Filho (MDB) e mais oito deputados, projeto de Lei que determina que a Agência de Fomento do Paraná e o Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul ofereçam e firmem contratos de empréstimos a juro zero para micro e pequenas empresas inscritas no SIMPLES Nacional, que tenham faturamento anual de no máximo 1 milhão de reais.
O projeto visa amenizar os impactos da crise econômica que foi potencializada pela pandemia do COVID-19. Também prevê que os empréstimos com as condições de juro zero, devem acontecer durante a pandemia e até 24 meses do término do período de calamidade pública.
Como não existe vacina para o coronavírus, a medida de maior eficiência no momento é o isolamento social, o que desaquece a economia e faz aumentar o desemprego que já estava atingindo altos índices. Dessa forma, a maioria das empresas passa a enfrentar dificuldades, em especial as micro e pequenas, que são responsáveis por grande parte da geração de emprego no estado do Paraná.
O deputado Arilson entende que o juro zero deve ser garantido pelo Governo do Estado, “é papel do Governo garantir que as pessoas possam se cuidar e também reduzir o impacto econômico que os paranaenses estão enfrentando. É fundamental nesse momento a manutenção dos empregos, a possibilidade de assegurar que os comércios possam ficar com as portas fechadas em segurança. Mas o Governo está inerte, até agora, depois de três meses, formalizou apenas ¼ dos empréstimos que prometeu. Isso não podemos aceitar!”