Líder da Oposição não aceitou associação do caso Master ao PT, além disso confrontou fake news que economia vai mal
A tentativa de associar o caso Master ao Governo Federal e de colocar em dúvida os avanços sociais e econômicos alcançados na gestão do presidente Lula foi rebatida pelo deputado estadual Arilson Chiorato (PT), líder da Oposição, durante sessão plenária nesta terça-feira (03/02), na Assembleia Legislativa do Paraná. “Não vou, de forma alguma, aceitar inversão dos fatos”, disse o parlamentar, que também preside o PT, no Paraná.
O Banco Master, de Daniel Vorcaro, é investigado pela Polícia Federal (PF), após causar um rombo de cerca de R$ 50 bilhões. O deputado Arilson explica que a liquidação do banco ocorreu em novembro ano passado após o Banco Central identificar falta de dinheiro em caixa para honrar os compromissos. “É importante lembrar que a autonomia entre as instituições no Governo Lula permite que o Banco Central tome as medidas necessárias, assim como permite que a PF investigue”, pontua.
Na tribuna, o deputado Arilson pediu prudência, mas, ao mesmo tempo, defendeu que as investigações não poupem ninguém, inclusive ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), caso comprove envolvimento. Porém, o parlamentar destacou que há, no Paraná, “personagens com relações estreitas” com o Banco Master, inclusive com conexões com o governo estadual.
Entre os exemplos citados, Arilson mencionou a compra da Copel Telecom, que teria a operação sido financiada com recursos do Banco Master, além de investimentos posteriores da empresa, já como Ligga, no próprio banco, conforme reportagem do site Plural. Ele também citou um fundo ligado ao banco que adquiriu um terminal no Porto de Paranaguá e relações indiretas do Master com o Banco Genial, que operacionalizou processos relacionados à venda da Copel.
Segundo o deputado, o banco ainda estaria presente na folha de pagamento de servidores estaduais, por meio de cartões e descontos. Sobre os descontos, o deputado cobrou respostas ao pedido de informação encaminhado ao governo. “O Banco Master é um problema nacional e envolve atores de vários partidos e aqui no Paraná, pessoas próximas ao governo do estado”, disse em plenário.
AVANÇOS – Em outro trecho da fala, o deputado Arilson rebateu a informações falsas sobre o desempenho econômico do Governo Lula. “Eu concordo que tem algumas coisas que tem que melhorar, por isso, a gente vai reeleger o Lula esse ano, para ele melhorar mais ainda o Brasil nos próximos anos”, disse.
Porém, o deputado Arilson citou números recentes que comprovam avanços significativos na economia. “O fato é que hoje saiu a nova previsão da inflação, para 2026, 3,9% de inflação. Saiu também a previsão do PIB, aumento de 1,8% do PIB brasileiro, sexto no mundo em crescimento. Saiu também a taxa de desemprego, semana passada, 5,1%. Falta 0,1% para ser pleno emprego no Brasil”, exemplificou.
Na avaliação do deputado, os números causam inveja em qualquer economia robusta do mundo. “Nós temos uma dívida com relação ao PIB que está sob controle. E o fato é que hoje nós vivemos um momento econômico melhor. O salário mínimo é reajustado acima da inflação. O consumo no lar brasileiro, o ano passado, aumentou em 3,1%, o que pode ser confirmado em uma breve passagem por um supermercado. Hoje em dia, tem fila no açougue, antes era fila para pegar osso. Essa diferença do Governo Lula na vida das pessoas”, afirma.
Foto: Orlando Kissner




