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Deputado Arilson pede retirada de praça de pedágio de Califórnia

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) protocolou na tarde desta terça-feira (17/08) uma emenda aditiva em que pede a retirada da praça de pedágio do km 260 da BR- 376 (Rodovia do Café) na altura de Califórnia. A praça de pedágio vai impactar diretamente, além dos moradores do município, quem mora em Marilândia do Sul e Apucarana, mas precisa se deslocar com frequência a esses municípios.

O documento deverá ser analisado amanhã (18/08) durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Paraná. A sessão começa às 9 horas e também vai analisar o mérito do projeto de lei 372/2021, que trata das concessões das rodovias paranaenses, e também as emendas apresentadas pelos deputados. Na tarde desta terça-feira (17/08), por 41 a favor e 11 contra, foi aprovada a constitucionalidade do projeto de lei.

“O documento que protocolei prevê que seja retirada a praça de pedágio de Califórnia e de todos os outros municípios. Não precisamos de 15 novas praças, inclusive em trechos em que as obras já foram realizadas, que é o caso de Califórnia, município que fica entre Apucarana e Marilândia do Sul, ou seja, centenas de pessoas precisam se deslocar diariamente para trabalhar, estudar e realizar atendimento médico”, pontua Arilson.

O deputado observa ainda que, apesar das obras concluídas, o preço para essa praça de pedágio é o mais caro entre as 15 sugeridas no novo edital. “Colocaram o valor de R$12,69 para uma rodovia pronta. Esse valor ainda pode aumentar 40% após a finalização de trechos de obras que faltam ser entregues, mas que já foram pagos. Não é justo! Espero, apesar do resultado de hoje, que a proposição feita por mim seja acolhida pelos colegas deputados. Que honrem o apelo feito durante as 18 audiências por todo o Paraná”, aguarda Arilson.  

38 obras não entregues

Arilson alerta que 38 obras não foram e não serão entregues até o final do contrato, que vence em novembro deste ano. Um exemplo é o Contorno Leste de Apucarana, que sumiu num dos acordos de leniências com as concessionárias. Em 2018, o Ministério Público Federal apontou superfaturamento das tarifas em 500% mais caras.

“E ainda assim não entregaram as obras e continuam com tarifas absurdas, oferecendo 30% de desconto sobre uma tarifa superfaturada. Ficou provado também que as concessionárias faturaram R$10 bi a mais da população em degrau tarifário. É uma farsa o que está sendo apresentado ao povo paranaense. Não podemos aceitar”, frisa Arilson. 

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