Siga nas redes sociais

logo_correta.png

Deputado Arilson pede apuração e providências sobre o caso no Colégio Panorama em Sarandi

Um vídeo, que era para ser um simples trabalho de escola, viralizou nas redes sociais por expor problemas estruturais graves do Colégio Panorama, em Sarandi, e deve ser objeto de investigação pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O pedido de investigação foi feito pelo deputado Arilson Chiorato (PT), que visitou a instituição de ensino na última quinta-feira (24/08) e ouviu, de alunos e funcionários, uma série de irregularidades supostamente cometidas por agentes da Secretaria Estadual de Educação (Seed) durante inspeção à instituição de ensino.

Entre as violações, o parlamentar citou que os agentes, da Seed, teria ido até o colégio, sem avisar, e pedido para ouvir os alunos do 1º B, sala dos alunos que fizeram o vídeo para a disciplina de Artes, porém, alegaram que a “entrevista” tratava-se de uma inspeção de rotina. Os alunos foram ouvidos sem a presença dos pais nem da professora que solicitou o trabalho, que tinha tema livre. O que chamou a atenção tanto dos pais quanto dos alunos e também da equipe da escola foi a escolha dos alunos, os mesmos que fizeram o vídeo.

“Há indícios, pelo que eu ouvi durante a conversa com a equipe pedagógica e com os alunos, que houve uma tentativa de calar a comunidade escolar, o que fere o direito à livre expressão, no mínimo. Além disso, diante da pressão psicológica, um dos alunos ouvidos, que é uma pessoa com deficiência, teve uma crise epilética”, revelou durante a sua fala.

“Fiz o pedido para a Comissão de Educação investigar esse caso, porque o Estado não pode agir como no passado, como o Dops, órgão conhecido por exercer forte repressão e tortura durante a Ditadura Militar”, diz.

Na avaliação do deputado Arilson, a Seed deveria enviar não agentes educacionais com o intuito de silenciar a situação, mas uma equipe técnica para sanar os problemas encontrados. “O estado com a dita melhor educação do Brasil não condiz com a situação enfrentada pelos alunos do Colégio Panorama. É preciso resolver a situação, e não amordaçar que denuncia”, pontua.

Últimas notícias

Categorias

Pedágio

Causas Sociais

Projetos de Lei