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Deputado Arilson cobra nova licitação do transporte entre Ourizona, Mandaguaçu e São Jorge do Ivaí

Uma nova licitação para resolver o problema de superlotação no transporte coletivo intermunicipal entre São Jorge do Ivaí, Mandaguaçu e Ourizona. Esse é o novo pedido do deputado Arilson Chiorato (PT) após receber a informação que a atual empresa opera com autorização provisória, o que dificulta o trabalho por parte de órgãos fiscalizadores, como o Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

“Uma nova licitação é o caminho para melhorar as condições do transporte intermunicipal nessa região, uma vez que o processo licitatório prevê a contratação do melhor serviço pelo menor custo”, ressalta deputado Arilson.

No início do ano, o deputado Arilson Chiorato (PT) entrou com um requerimento cobrando fiscalização por parte da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) e também do DER, que foi respondido nesta semana.

Na resposta emitida, o próprio DER informou que a inexistência de Contrato de Concessão válido prejudica a fiscalização, pois na vigência destas “autorizações provisórias” para a Viação Real S/A operar, a fiscalização é feita apenas por linha e horário reclamado (além da vistoria periódica dos veículos – a última nestes veículos foi feita em 2021).

Uma das alegações apresentadas pela empresa ao DER sobre a redução do número de ônibus foi a diminuição de passageiros: “Em função da pandemia o número de passageiros transportados caiu de forma assustadora, e tornou as linhas deficitárias, desta forma para evitar a paralisação do atendimento, reajustes tarifários e até pedido de indenização das operadoras, houve autorização para que a frequência fosse diminuída de acordo com a demanda”.

“Apesar de entendermos o momento delicado, os passageiros foram prejudicados conforme os relatos recebidos, que chegaram não só a mim, mas também ao DER, como consta na resposta. Por isso, cobro, mais uma vez, que os órgãos públicos cumpram o seu papel, fiscalizando e exigindo uma nova licitação para que a população não continue sendo prejudicada”, propõe o deputado Arilson.

Ainda no documento, o DER argumenta que fiscaliza de acordo com as denúncias recebidas e que neste período registrou apenas oito queixas de usuários. Por isso, para que haja uma maior fiscalização do DER, os passageiros devem ligar e fazer suas reclamações, apontado as linhas e horários.

Serviço:

Reclamação sobre Transporte Intermunicipal de Passageiros pode ser por telefone ou e-mail. Para reclamações sobre transporte com origem e destino dentro do Paraná, o usuário pode ligar no seguinte telefone: 0800-0410158.

Veja a resposta completa neste link abaixo

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