O deputado Arilson Chiorato (PT) entrou com requerimento na tarde desta segunda-feira (07/03) pedindo a nomeação dos membros titulares e suplentes que ainda não foram indicados para compor a Comissão Especial da PEC 03/2021, a PEC do Espanhol. O pedido é baseado no próprio Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
“A inclusão do ensino da língua espanhola na rede estadual só vai agregar à educação. O espanhol é falado por nossos vizinhos e vai abrir um leque de possibilidades na comunicação pessoal e também profissional. Tenho certeza que irá facilitar a integração entre os países sul-americanos e, consequentemente, o desenvolvimento regional”, acredita o deputado Arilson, autor da PEC.
Segundo o parlamentar, o objetivo do requerimento é dar andamento à tramitação da PEC do Espanhol. “O objetivo é formar a Comissão Especial, para que exerça seu papel constitucional e regimental de apreciação da matéria”, pontua.
A PEC do Espanhol foi proposta em julho do ano passado e endossa a luta do Movimento Fica Espanhol, que prevê o ensino do idioma do ensino fundamental II ao final do ensino médio, em todas as escolas paranaenses, no horário regular de ensino, no mínimo, de duas horas-aulas por semana.