Siga nas redes sociais

logo_correta.png

Coronavírus: Governador adota medidas apresentadas em projeto de Arilson


Desde que o surto mundial do coronavirus (Covid-19) deixou o Brasil em alerta, a população paranaense aguarda do governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Júnior, o anúncio de medidas para o Estado combater e prevenir a pandemia.

Na sexta (13) o Deputado Estadual Arilson Chiorato protocolou ofício junto à Casa Civil demonstrando preocupação com as medidas a serem adotadas em nosso estado, além e propor emergencialmente algumas ações. Na segunda (16), com as mesmas preocupações em mente, apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que traz uma série de propostas para, sobretudo, desburocratizar o combate a endemias e pandemias no Paraná.

Coronavírus: Governador adota medidas apresentadas em projeto de Arilson
(Foto: Dálie Felberg)

“Protocolamos o PL 167/2020 nesta segunda, juntamente com mais 26 deputados, trazendo medidas que podem ser adotadas neste momento de tamanha apreensão para todos nós. O propósito é somarmos força neste momento para revertermos esta situação e sofrermos o mínimo possível com a pandemia no Paraná”, ressalta Chiorato.

O projeto de lei prevê, dentre outras medidas, a proibição do corte de água por parte da Sanepar e de energia elétrica por parte da Copel, o direito de atendimento de toda a população paranaense através do Sistema Único de Saúde; estimula a criação de leitos de internação, inclusive das unidades de terapia intensiva (UTI) na rede pública de saúde, e a contratação de leitos na rede particular, para atendimento e a reserva de, no mínimo dez por cento dos leitos, inclusive em UTI, para o atendimento de endemias e pandemias.

MEDIDAS ADOTADAS

Até a tarde desta última quinta (19), o Governo do Estado já havia anunciado ao menos 6 medidas propostas no PL 167/2020, como por exemplo a suspensão das aulas no Estado, a suspensão de eventos com aglomeração de pessoas e o aumento da fiscalização sanitária nas fronteiras.

Ratinho Júnior também recomendou aos paranaenses que denunciem ao Procon os estabelecimentos comerciais que aumentarem o preço de álcool em gel, luvas, máscaras e demais produtos com demanda causada pelo vírus.

Em sua última coletiva, realizada na tarde desta quinta-feira (19), Ratinho Júnior anunciou mais ações do governo diante do coronavírus (COVID-19). Decreto publicado pelo governador permite a dispensa de licitação para comprar e contratar serviços necessários às atividades de resposta, prestação de serviço e obras relacionadas à reabilitação do cenário. Além de ter declarado a contratação imediata e emergencial de 360 profissionais de saúde e instituir, finalmente, estado de emergência no Paraná.

Arilson Chiorato criticou a demora de reação do Governo do Estado, porém elogiou as medidas.

“Comparando com estados de São Paulo, Santa Catarina e Goiás que já decretaram estado de emergência, é triste que o Governador tenha demorado tanto para anunciar estas ações. Mas, embora tardias, devemos parabenizar o governo pelas medidas”, afirma o deputado.

Da Assessoria de Comunicação

Últimas notícias

Categorias

Pedágio

Causas Sociais

Projetos de Lei