Siga nas redes sociais

logo_correta.png

Com novo edital, Governo Federal permitirá ao Paraná formar 240 novos médicos por ano

O Governo Federal anunciou a abertura de até 95 novos cursos de medicina, com 5,7 mil vagas, em 1.719 municípios brasileiros. O Paraná foi contemplado com 4 novos cursos, o que representará 240 vagas. Poderão enviar propostas 143 cidades pertencentes às Regionais de Saúde de Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Jacarezinho, Paranavaí, Ivaiporã e Apucarana. “A formação de novos médicos representa o compromisso de Lula com a saúde. Essa ação é fundamental par ampliar o acesso aos serviços de saúde”, avalia o deputado Arilson Chiorato (PT).

O parlamentar, que também presidente o Partido dos Trabalhadores no Paraná (PT-PR), observa o trabalho contínuo do Governo Lula para melhorar a saúde pública no Brasil. “No início do ano foi autorizado a retomada de obras paradas, como unidades básicas de saúde, depois veio o anúncio da ampliação do Programa Mais Médicos, em junho vimos o retorno da Farmácia Popular. Em poucos meses, várias ações foram tomadas e a população já começa a sentir a diferença”, comenta.

Durante o lançamento do edital, a ministra da Saúde, Nísia Trindade reafirmou que a interiorização de cursos com residência médica é elemento central do Mais Médicos, aspecto fundamental para fixação de profissionais em áreas de vazios assistenciais.

A meta é atingir, em dez anos, o indicador de 3,3 médicos por mil habitantes, média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Hoje, o Brasil possui 2,54 médicos por mil habitantes, dados de 2022.

Fonte – Assessoria Parlamentar com EBC

Últimas notícias

Categorias

Pedágio

Causas Sociais

Projetos de Lei