Aguardada há mais de 30 anos pelos londrinenses, o Contorno Leste de Londrina foi incluído no pacote de obras dos Lotes 3 e 4 do programa de concessão do pedágio. O anúncio feito pelo Governo Federal nesta semana atende a reivindicação da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná e, em especial, dos moradores e empresários de Londrina e municípios vizinhos que serão beneficiados, de forma direta, com as obras. O Contorno Leste ligará a PR-445 até a BR-369, começando nas proximidades do antigo Posto Serrinha até o Ceasa, em Ibiporã.
“A inclusão do Contorno Leste de Londrina nas obras a serem realizadas nos Lotes 3 e 4 da concessão do pedágio é uma conquista histórica, fruto do empenho e persistência dos parlamentares paranaenses, em especial da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que foi incansável e sempre nos recebeu em Brasília, além de participar de todas as reuniões relativas ao tema junto comigo”, ressalta o deputado Arilson Chiorato (PT), que também representa a sigla no estado.
A deputada federal, Gleisi Hoffmann (PT), lembra que a inclusão do Contorno Leste resulta da mobilização de lideranças locais. “Várias lideranças de Londrina e região, como o prefeito Belinati e o deputado Arilson, que estiveram com o presidente Lula e também comigo, abordando a importância desse projeto, além de representantes de entidades londrinenses. Eu fico feliz por ter ajudado nesse processo, porque sei da implicação positiva para o município e para a região”, diz.
O deputado Arilson também frisa a adesão de diversos partidos na busca por essa conquista. “Também faço questão de ressaltar a participação do deputado Tercílio Turini e do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, que atuaram de forma firme e perseveraram nesta luta, que foi além de siglas partidárias, mas que neste momento, revela a sensibilidade do Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, em acatar essa antiga e necessária reivindicação não nossa, mas de Londrina e região”, afirma.
“É uma vitória para Londrina, é uma vitória para os londrinenses e, mostra, que todo o trabalho feito, como as audiências públicas, valeu a pena”, avalia o deputado Arilson, que coordenou a Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa, que realizou mais de 20 audiências públicas por todo o Paraná e encaminhou as demandas de cada região aos órgãos competentes, como ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), TCU (Tribunal de Contas da União), Governo de Transição e, no início deste ano, ao próprio Ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília.
O deputado Arilson observa que o Contorno Leste vai tirar o tráfego pesado da Via Expressa e da Avenida Brasília, reduzindo o risco de acidentes, além de melhorar a infraestrutura rodoviária ao facilitar o acesso aos municípios de Ibiporã, Jataizinho, Cornélio Procópio e Norte Pioneiro com Tamarana, Mauá da Serra e Vale do Ivaí.
“Além disso, a inclusão dessas obras dentro da concessão de pedágio é fazer justiça com Londrina e região, porque esse contorno já era para estar pronto, mas por inúmeras manobras das concessionárias, saiu do contrato. Por isso, a vigilância precisa ser constante”, destaca.