O deputado estadual Arilson Chiorato, protocolou nesta quarta-feira (14/07), projeto de Lei que visa sensibilizar, divulgar e publicizar o enfrentamento à pandemia do COVID-19. A ideia é construir estratégias de comunicação para conscientizar as pessoas sobre o momento que estamos vivendo.
O projeto prevê como medidas, ampla divulgação, sintomas e tratamento da doença como: 1. implementação de campanha educativa para todos os segmentos da população através das mídias sociais; 2. utilização de relatos de familiares, de pessoas infectadas, de profissionais da saúde e de gestores públicos; 3. utilização de imagens consideradas impactantes para ajudar na conscientização; 4. realização de campanhas publicitárias direcionadas para o público jovem; campanhas publicitárias para idosos sobre o contágio, prevenção, sintomas e tratamentos; 5. divulgação dos direitos da população em relação à saúde pública; 7. esclarecimentos de notícias ou matérias que distorcerem as normas.
Essas medidas são importantes porque são mais uma ferramenta que o Governo do Estado pode dispor para conscientizar a população, evitar o contágio e esclarecer dúvidas sobre sintomas e tratamentos. Vemos que atualmente muito se fala na COVID-19, mas ainda existem muitas dúvidas sobre o que é verdade ou não.
O deputado Arilson defende que o Governo precisa assumir protagonismo e construir campanhas educativas, pois o que existe hoje não é suficiente. Para o deputado, “na realidade quem acaba exercendo esse papel informativo e educacional é a grande mídia, e isso está errado, é papel do Estado proteger as pessoas”.