Nesta segunda-feira (8), o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) solicitou ao governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), auxílio emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras dos setores de restaurantes, bares, entre outros estabelecimentos de alimentação.
O requerimento argumenta que há necessidade de atuação do Poder Público para minimizar o impacto negativo dos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre os trabalhadores do segmento de restaurantes e de alimentação em geral.
De acordo com o deputado, o requerimento visa atender, de maneira especial diante da explícita necessidade, garçons, cozinheiros, auxiliares de cozinha, gerentes, recepcionistas, dentre outros profissionais, que perderam seus empregos desde que foi decretado calamidade pública em razão dos efeitos do coronavírus.
“O setor de alimentação e restaurantes foi impactado, de sobremaneira, pela pandemia. Precisamos olhar para essas famílias que ficaram sem sustento”, afirma.
Arilson observa que, com a necessidade de restrição das atividades para conter a disseminação da Covid-19, a circulação de pessoas, realização de eventos públicos e particulares e também o acesso a parques e pontos turísticos diminuíram, fechando milhares de postos de trabalho.
“O Governo do Estado do Ceará já institui um auxílio a esses trabalhadores. O Paraná pode seguir esse belo exemplo de solidariedade e estender a mão a esses trabalhadores neste momento tão difícil da nossa história”, avalia.