Foi aprovado na sessão desta terça-feira (01/12), a proposta de emenda do deputado estadual Arilson Chiorato, que visa incluir os movimentos sociais e entidades de luta por moradia no programa de habitação da COHAPAR, Casa Fácil PR.
A demanda chegou ao gabinete do deputado através de entidades e movimentos sociais que atuam na pauta de direito à cidade e luta por moradia. O deputado apresentou três propostas de emenda, sendo que duas foram aprovadas.
A ideia é que a participação das organizações no programa possibilite uma nova forma de pensar a habitação popular, seja no formato, na estratégia e na organização e gestão dos recursos. Uma das intenções é diminuir os custos da produção através da autogestão do orçamento e de mutirões de construção que além de baratear a construção, terá maior preocupação com a qualidade das casas e apartamentos.
Arilson considera de extrema importância a participação dos movimentos sociais e entidades da área de atuação no programa, isso porque “eles estão acompanhando essa pauta há muitos anos, conhecem a realidade e as necessidades de quem precisa de casa própria, não enxergam através da visão de mercado que quer lucrar, mas têm uma visão social sobre a importância da moradia, da promoção da cidadania, da dignidade e do direito à cidade”, afirma o deputado.