O Deputado Estadual Arilson Chiorato protocolou o requerimento 0159211/2020, em 16/06, endereçado ao Governador Ratinho Junior e ao Presidente da SANEPAR, Dr. Claudio Stabile, solicitando que não seja reajustado o valor da tarifa de água devido à crise financeira que as famílias e das empresas paranaenses estão passando por conta da pandemia de coronavírus.
O reajuste anual da tarifa não precisa obrigatoriamente ser aplicado, é uma decisão do Governo. Devido a isso, o deputado protocolou pedido de não aplicação, tendo em vista que o período de calamidade pública considera as dificuldades sanitárias, mas também econômicas que estão sendo enfrentadas pelas famílias e a população do estado do Paraná.
O requerimento tem como justificativa o impacto social e econômico sobre o orçamento familiar e o fluxo de caixa das empresas paranaenses, que estão passando por grande dificuldade, dado a redução de faturamento que é resultado do necessário isolamento social, mas também da prudência dos consumidores em gastar menos diante do cenário que estamos vivenciando.
O Deputado Arilson aponta para a possibilidade de escolha do Governador e do Presidente da SANEPAR, que têm o poder de decisão sobre o reajuste ou não da tarifa da água. Arilson comenta que “esse momento é preciso que tenhamos compreensão sobre a gravidade e a dificuldade que as famílias estão passando. Não é hora de pensarmos no lucro dos acionistas estrangeiros, precisamos pensar no povo paranaense. Qualquer valor a mais na conta das pessoas agora é um agravante, a segurança financeira é fundamental e a SANEPAR pode ficar esse ano sem reajuste, até porque tem seu papel social enquanto empresa pública”.