“O aumento da conta de água, que vai começar a valer no dia 17 de maio, mesmo depois que a Sanepar anunciou lucro de mais de R$ 1,1 bilhão em 2021, um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, mostra mais uma vez a total falta de sintonia entre os interesses do povo e a gestão das empresas públicas no governo Ratinho Jr.”, disse hoje (26), na Assembleia Legislativa (Alep), o deputado Arilson Chiorato (PT).
Líder da Oposição, Arilson explicou que desde o início do governo a tarifa de água e esgoto da subiu mais de 24%. Segundo ele, existe um “abismo” entre os interesses do Paraná e a gestão das empresas públicas.
“Existe um abismo entre os interesses da população e a forma como o governo Ratinho Jr. administra a Sanepar e a Copel. As empresas públicas precisam trabalhar para o povo, estimular o desenvolvimento econômico e social do Estado, mas o que o governo está fazendo? Impõe tarifas de água e energia cada vez mais abusivas, por serviços cada vez mais precários, para gerar lucros estratosféricos aos investidores. Não podemos aceitar!”.
Segundo Arilson, há uma inversão nos papéis, pois no final quem se beneficia com as estatais não é a população, e sim grandes investidores internacionais, como fundos de investimentos dos policiais e bombeiros de Los Angeles e professores da Califórnia, por exemplo.
“A escolha política do governo Ratinho Jr. na gestão da Sanepar e na Copel está clara e precisa ser denunciada! O pai de família, mãe de família, microempresário, produtor rural, industrial: todo mundo está pagando mais caro na conta de água e energia para gerar lucros cada vez maiores para serem entregues para investidores. Isso é forma de tratar a população? Essa política, no fundo, ataca a cidadania e a dignidade do povo e mostra que o governo do Estado não tem compromisso a população”.