Na última semana, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) pediu informações ao Secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Pùblicas (SEDU), João Carlos Ortega, sobre a implementação do Estatuto das Metrópoles nas regiões metropolitanas do interior do Paraná.
“Estamos pedindo informações sobre qual a previsão da Secretaria de Estado para a implementação da Lei Federal nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015 – Estatuto da Metrópole, nas regiões metropolitanas do interior do Paraná”, questiona Chiorato.
Atualmente são oito regiões metropolitanas reconhecidas oficialmente no Estado, são elas: Região Metropolitana de Curitiba, de Londrina, Maringá, Apucarana, Cascavel, Toledo, Campo Mourão e Umuarama. O deputado também afirma que há uma grande necessidade de esclarecer a importância atribuída, no planejamento territorial, para as regiões metropolitanas no interior do Estado, além de ressaltar a importância da participação do Conselho das Cidades nesse processo.
“Recentemente, foi divulgado um movimento digno de aplauso pelo Governo do Estado do Paraná, de fortalecimento da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC). Desta forma, é fundamental fortalecer e monitorar a atuação do Poder Executivo e dos órgãos de controle social participativo no planejamento e gestão das demais regiões metropolitanas”, finaliza Arilson.
Da Assessoria de Comunicação