O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) destinou R$ 50 mil para cirurgias de castração de animal em Toledo. A demanda do município foi apresentada pelo vereador Elton Welter (PT) e pelo assessor Roberto de Souza. O valor deve ser liberado nas próximas semanas à prefeitura municipal.
“A castração de animais é uma questão de saúde e bem-estar animal, que impacta também à saúde das pessoas, uma vez que procriação descontrolada facilita a transmissão de doenças como raiva, leptospirose e leishmaniose e a proliferação parasitas como vermes e pulgas. Além disso, os animais em situação de rua sofrem com maus tratos e são frequentemente vítimas de acidentes de trânsito”, observa Arilson.
Diante de todas essas consequências sanitárias, sociais e humanitárias, Arilson comenta que é indispensável adotar políticas públicas em defesa e proteção dos direitos dos animais. “Espero que o valor destinado contribua para melhorar as ações que visam a castração de animais em Toledo”, comenta o deputado.
Para o vereador Welter, a emenda liberada pelo deputado Arilson vai somar à política municipal de saúde animal desenvolvida em Toledo. “Durante a pandemia de coronavírus, percebemos um aumento no número de casos de animais abandonados e, com isso, cresce também a urgência em castrar esses animais, para controlar a procriação. Além disso, a destinação da emenda revela a sensibilidade do deputado em buscar soluções para os municípios”, observa o vereador.
De acordo com Roberto Souza, a causa do direito dos animais não exclui nem diminui a nossa luta pela pauto dos Direitos Humanos e Desigualdade Social. “Sou defensor de políticas, programas e ações que cuide da proteção aos animais. Agradeço ao deputado Arilson Chiorato por atender nosso pedido e destinar recursos para Toledo”, diz Roberto.