O deputado Arilson Chiorato (PT) participou na manhã desta quinta-feira (15/02) da assinatura simbólica do convênio entre Itaipu Binacional, Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná (CCA-PR) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI). O investimento total previsto é de R$ 80 milhões até 2027.
O evento contou com a presença do diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, o diretor de coordenação, Carlos Carboni, da deputada federal e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, entre outros parlamentares e autoridades.
Na avaliação do deputado Arilson, os investimentos feitos pelo Governo Federal, via Itaipu, refletem um novo momento. “Antes excluída das políticas de investimentos, a agricultura familiar volta a receber a devida atenção, pois são os pequenos produtores e produtoras os responsáveis por plantarem alimentos de verdade e isso faz toda a diferença na alimentação dos brasileiros e brasileiras”, pontua.
O convênio de agricultura familiar “Semeando Gestão e Fortalecendo a Organização Produtiva Sustentável” vai beneficiar 2.500 famílias de assentados em todo o Paraná. “Além disso, será feito um trabalho de fortalecimento e profissionalização de 31 organizações entre cooperativas, associações e agroindústrias”.
“A proposta é que elas produzam e forneçam 9 mil toneladas de alimentos por ano para os programas de alimentação escolar com a ampliação de uma área de 700 hectares de produção, com certificação de conformidade orgânica”, destaca.