Por Arilson Chiorato, deputado e presidente do PT-PR
O ano de 2022 tem me feito olhar para diversas situações e acontecimentos sempre com a mesma perspectiva, a de esperança por um mundo menos desigual e injusto. E pensando sobre as celebrações da Semana Santa, não consigo deixar de refletir sobre o quanto nossa sociedade precisa fazer renascer o respeito, a fraternidade e a solidariedade.
Não quero aqui fazer um apelo político à religião, apesar de saber e reconhecer que as religiões desempenham papéis políticos na vida das pessoas, apesar de não ser (ou ao menos não deveria) relacionado à política institucional. Mas trago uma reflexão da minha fé, que é movida pela espiritualidade e instiga as minhas convicções políticas.
A Páscoa é tempo de renascimento para os católicos, é a celebração da libertação para os judeus. E acredito que estamos precisando a cada dia mais do olhar sensível, apurado e que valorize a vida do outro.
Não podemos continuar vivendo em uma sociedade intolerante, em uma sociedade onde o ódio tem acuado as pessoas; não podemos continuar vivendo em uma sociedade onde as pessoas não tenham liberdade para viver com dignidade, onde sejam empurradas para uma realidade onde não têm sequer o que comer.
Precisamos que a solidariedade se faça presente, renasça. Precisamos que as pessoas tenham condições de existir e viver plenamente, em liberdade.
Vivemos anos sombrios, de retirada de direitos; de diminuição do poder de compra; de alta de desemprego; de irresponsabilidade com a crise sanitária; de opção pela política da morte.
Mas a hora da mudança chegou. O tempo de se revoltar com a intolerância, o tempo de se rebelar contra aqueles que oprimem, que humilham, que impedem com que as pessoas vivam dignamente.
Acredito e sempre acreditei no poder das pessoas, no poder de promover solidariedade, no poder de promover segurança alimentar, no poder de promover bem-estar social, emprego, renda e vida.
A Páscoa sempre me faz refletir e acreditar e trabalhar para que um mundo melhor seja possível, mas desta vez está me trazendo uma dose maior de esperança.