Na próxima quinta-feira (11/02) acontece a terceira audiência pública para discutir o novo modelo de pedágio, proposto pelo Governo Federal com aval do Governo do Paraná, em Londrina. O evento será realizado no auditório da Sociedade Rural do Paraná, no Parque de Exposição Ney Braga, a partir das 9 horas. Na sexta-feira, a audiência pública acontece em Cornélio Procópio.
O debate, que irá reunir deputados da Frente do pedágio e também lideranças de Londrina e cidades vizinhas, poderá ser acompanhado de maneira presencial e também pela internet. A transmissão é feita pelas redes da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e também do deputado estadual Arilson Chiorato (PT), coordenador dos trabalhos da Frente do Pedágio.
Na avaliação de Arilson, a situação de Londrina e dos municípios vizinhos não é diferente do que acontece nas outras regiões do Estado. “Obras importantes como o contorno de Londrina, na BR-369, que estava previsto para ser entregue em 2002, de acordo com o projeto original, não aconteceu. Em 2018, um aditivo desobrigou a concessionária de construí-lo. Esse é só um exemplo de vários espalhados por todas as cidades”, afirma.
O coordenador da Frente do Pedágio observa ainda que este contorno, por exemplo, iria desafogar o tráfego pesado que corta Londrina, evitando acidentes e mortes. “A Frente está levantando o que foi feito e o que não foi. É um trabalho árduo diante de tantos aditivos, mas da Operação Integração já apontou em 2019 vários desvios, como dos cinco contornos previstos para a região de Londrina, quatro não foram feitos”, pontua.
Diante deste cenário, Arilson frisa a importância da mobilização de toda a sociedade neste momento. “Não podemos permitir que um modelo ainda mais danoso seja aprovado. A Frente do Pedágio, que esta semana ganhou mais dois deputados, chegando a 30 integrantes, não vai aprovar este modelo. Porém, é preciso que todos os setores fiquem em alerta e participem das audiências e diga não a este modelo abusivo de pedágio”, afirma.
Novo contrato – O coordenador da Frente do Pedágio ressalta alguns pontos do novo contrato do pedágio. “A propaganda é enganosa. A média de desconto vai ficar entre 20 a 30%, e não 65% como é divulgado. Este desconto alto ocorrerá somente em uma praça por um período. E mais, após a realização de obras, as pedagiadoras poderão subir o valor em 40% até o fim do contrato”, enfatiza.
Arislon reforça que a luta da Frente do pedágio é pela menor tarifa, um pedágio sem taxa de outorga ao governo, mais obras e menor tempo de contrato. “O Paraná não aguenta mais pagar caro pelo pedágio e o povo paranaense não aceita mais 15 novas praças, mais 822 KM a de estradas pedagiadas”, garante.
ONDE VAI FICAR AS 15 NOVAS PRAÇAS
4 no Oeste,
3 no Sudoeste,
3 no Noroeste,
2 no Norte
3 no Norte Pioneiro;
Cidades
– Sengés (PR-151)
– Siqueira Campos (BR-272)
– Jacarezinho/Ourinhos (BR-153)
– Califórnia (BR-376)
– Norte de Tamarana (PR-445)
– Jussara (PR-323)
– Tapejara (PR-323)
– Perobal/Cafezal do Sul (PR-323)
– Guaíra/Terra Roxa (BR-272)
– Guaíra/Mercedes (BR 163)
– Toledo/Cascavel (BR-467)
– Capitão Leônidas Marques (BR-163)
– Ampere (PR-182)
– Renascença (BR 280)
– Guairaçá (BR-376)