Nesta segunda (16), o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que propõe algumas diretrizes e medidas de saúde para o enfrentamento e intervenção imediata em situação de emergência em caso de endemias, epidemias e pandemias, sobretudo do novo coronavírus.
No plenário da Alep, Chiorato explanou sobre o tema “O Paraná sofre com sério surto de sarampo, de dengue, especialmente nos municípios da região Norte do Estado, e agora este novo vírus é alçado à emergência de saúde pública de importância internacional”, afirma.
Para ele, é necessário que os parlamentares e o Governo do Estado somem forças diante desta pandemia, focando sobretudo na prevenção.
“Independente de lado partidário, nós temos nossa responsabilidade enquanto parlamentares, de ajudar ao Estado a superar essa ameaça. Temos que adotar uma série de medidas de prevenção. E eu peço aos demais colegas parlamentares que somemos forças para virarmos esse jogo”, salienta.
O projeto propõe várias ações que visam o combate não apenas ao coronavirus, como também amplia as regras para todas as endemias, epidemias e pandemias que o Estado tem o desafio de superar, com o objetivo de inserir mecanismos perenes de atuação em situações emergenciais.
Ao apresentar em plenário a proposta, todos os deputados presentes assinaram o projeto de lei, que deve ser ajustado em conjunto. Uma entrevista coletiva do governador Ratinho Júnior é aguardada para as 17h30 para falar sobre as medidas que o paraná deve adotar.
“Agradeço aos deputados que estão somando forças conosco para evitarmos que este mal assole nossa população”, salienta.
Ao todo, 30 deputados de diversos partidos assinaram o projeto, além do presidente Ademar Traiano (PSDB) e Luiz Claudio Romanelli (MDB).
Por Louan Brasileiro, da Assessoria de Comunicação