Após temporal, reunião com deputado Arilson define próximos passos para Apucarana receber apoio do Governo Federal
O deputado estadual Arilson Chiorato, presidente do PT-PR, articulou nesta terça-feira (22) uma reunião da Prefeitura de Apucarana com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A equipe federal explicou os procedimentos que o município precisa cumprir para solicitar apoio após o temporal. A prefeitura deve registrar os prejuízos e formalizar o pedido de reconhecimento federal, explicou o deputado Arilson. “Agora, o passo seguinte é o prefeito preencher isso com a sua equipe”, afirmou.
A tempestade atingiu a cidade na noite de segunda-feira (21), com granizo e fortes rajadas de vento. De acordo com dados do Simepar, a velocidade chegou a quase 125 km/h. Houve destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
Participaram da reunião o prefeito Rodolfo Mota (União Brasil), o vereador Dr. Odarlone Orente (PT), o comandante Calegari, do Corpo de Bombeiros, a secretária municipal de Assistência Social e o secretário municipal de Obras. Pelo Governo Federal, estiveram presentes Paulo Roberto Farias Falcão, diretor do Departamento de Restabelecimento e Recuperação, e técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Prefeitura deve formalizar pedido
Depois do levantamento dos danos, a administração municipal deverá encaminhar a documentação ao Governo Federal. O reconhecimento da situação de emergência permitirá que Apucarana apresente pedidos de recursos para assistência humanitária, retomada de serviços essenciais e reconstrução.
“O contato político foi feito. Agora, a prefeitura tem que seguir o passo a passo que foi dado”, afirmou Dr. Odarlone. Para o vereador, o cumprimento das etapas pode acelerar a chegada da ajuda aos bairros atingidos.
Ajuda pode atender famílias e recuperar a cidade
Os recursos poderão ser solicitados para a retirada de árvores e entulhos, compra de itens de primeira necessidade, recuperação de serviços públicos e reconstrução de casas e estruturas danificadas. Os valores dependerão dos prejuízos registrados e da análise dos pedidos apresentados pelo município.
“O governo do presidente Lula está atento e vai ajudar aqui a nossa Apucarana”, afirmou Arilson. O deputado informou que manterá contato com a Defesa Civil Nacional durante a formalização das demandas.
