Encontros promovidos pelo deputado estadual Arilson Chiorato (PT), que contou com a presença da ministra de Relações Institucionais Gleisi Hoffmann, mobilizou lideranças de 60 municípios neste fim de semana no Vale do Ivaí e também em Ourizona, que recebeu representantes de 35 cidades da região de Maringá neste sábado (15). Em Apucarana, a mobilização reuniu mais de 400 pessoas ontem (14), de 25 municípios, no Clube 28 de Janeiro.
Para o deputado Arilson, o encontro marcou o início de um novo ciclo de debates, que tem como foco difundir os avanços conquistados no Governo Lula e também as eleições 2026. “Eu e a Gleisi, enquanto parlamentares, destinamos o maior volume de recursos para Apucarana, mas também trabalhamos na mobilização de lideranças para discutirmos a nossa cidade, o nosso estado e o nosso País, além de levar ao maior número de pessoas as principais conquistas do Governo Lula”, enfatizou o parlamentar, que preside o Partido dos Trabalhadores no Paraná.
Em entrevista à imprensa, Gleisi destacou que Apucarana é referência na organização partidária e que este é o momento de organizar e estruturar o partido para as próximas eleições. A ex-presidente nacional do PT, defendeu a formação de chapas competitivas para a Assembleia Legislativa e, de forma especial, para a Câmara Federal, para que possa dar sustentabilidade a um novo mandato de Lula. Além disso, confirmou que o nome do atual diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, é cogitado para uma vaga ao Senado.
Gleisi também abordou a construção de uma frente progressista envolvendo PT, PSB, PDT, PV e PCdoB para a disputa ao governo do Estado. “Estamos conversando com o Requião Filho uma possibilidade de construir uma frente capaz de debater o Paraná e disputar as eleições”, revelou.
AVANÇOS – Tanto Arilson quanto Gleisi destacaram os principais avanços do Governo do presidente Lula, durante seu terceiro mandato. “Em três anos, conseguimos reestruturar quase todos os principais programas, que haviam sidos destruídos na gestão Bolsonaro. Políticas importantes voltaram como o Minha Casa, Minha Vida; Farmácia Popular; Mais Médicos e o Agora Tem Especialistas, entre outros”, citou.
Porém, na avaliação de Gleisi, uma das maiores conquistas sociais do atual governo é a aprovação da isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, acompanhada da oneração dos que ganham mais. “Não basta isentar a base; é preciso que quem tem mais condições contribua mais. Esse foi o primeiro passo para uma justiça tributária, e a medida começa a valer a partir de janeiro”.
Por fim, a ministra de Relações Institucionais destacou o esforço do Governo para aprovar a PEC da Segurança, que propõe a integração das polícias, e não o enfraquecimento da Polícia Federal.
“Organização criminosa é a união de quatro ou mais pessoas para práticas ilícitas. Facção criminosa é algo maior: tem domínio territorial e econômico, e é isso que alimenta a violência nas periferias. Vamos ter uma legislação mais dura, com penas rígidas, mais restrições e fortalecimento da inteligência, que significa seguir o dinheiro que financia essas estruturas. Quando você estrangula a parte financeira, desmonta a organização. É nisso que estamos focados e é esse o debate que estamos fazendo hoje em Brasília”, observou.

Encontro em Ourizona
Para o deputado Arilson, os encontros demonstram a força do partido e o desejo de ver um Brasil mais justo, solidário e humano. “A militância está mobilizada, assim como as lideranças e dirigentes. Ou seja, estamos organizados para garantir que o Brasil continue o seu processo de reconstrução”, disse.




