O deputado estadual Arilson Chiorato (PT), Líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), destacou nesta terça-feira (11) a atuação imediata do Governo Lula no atendimento às famílias atingidas pelo tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, na região centro-oeste do estado.
A forte tempestade que atingiu o município na última sexta-feira (7) causou a morte de sete pessoas e deixou outras 800 feridas. O vento forte, que chegou a atingir até 330 km/h, causou a destruição de 90% da cidade.
O deputado Arilson, que também é presidente do PT-PR, ressaltou o exemplo de solidariedade do povo paranaense e a mobilização conjunta entre o Governo Federal, Governo Estadual, prefeituras e Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, a ação coordenada mostra que “a política tem jeito, sim, de melhorar a vida das pessoas”.
O Líder da Oposição também repudiou, em discurso na tribuna, tentativas de politizar a tragédia. “Não é hora de disputa. É hora de cuidar das pessoas e reconstruir a cidade”, afirmou.
Inclusive, o parlamentar reconheceu o papel do Governo Ratinho Jr (PSD) e das prefeituras vizinhas no enfrentamento à crise. “Sou Líder da Oposição, mas reconheço a ação de quem está ajudando. A reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu é prioridade de todos”, afirmou.
Ações emergenciais e reconstrução imediata
O deputado Arilson frisou que Governo Federal colocou em prática uma série de medidas emergenciais. Entre elas, a antecipação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a liberação de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o envio de 1.500 cestas básicas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional liberou R$ 15 milhões para reconstruir uma escola e um ginásio destruídos. Já o Ministério da Saúde destinou recursos para a reconstrução do posto de saúde local.
A Itaipu Binacional, por sua vez, anunciou apoio às prefeituras da região com combustível para o maquinário usado na limpeza e remoção dos entulhos. Além disso, a Caixa Econômica Federal finaliza a liberação do saque do FGTS, em modelo semelhante ao adotado no Rio Grande do Sul.
Solidariedade e responsabilidade ambiental
O deputado destacou ainda o trabalho da Defensoria Pública do Estado, que apresentou um projeto de lei para repassar R$ 3 milhões ao Fundo Estadual de Calamidade Pública, destinado a apoiar as famílias atingidas em Rio Bonito do Iguaçu.
Para o Líder da Oposição, a tragédia reforça a necessidade de repensar leis que fragilizam o meio ambiente. “Não podemos afrouxar regras que incentivem o desmatamento. O que estamos vivendo é resultado direto da ação humana sobre a natureza”, alertou.
Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, Ecologia e Proteção Animal, o parlamentar defendeu um modelo de desenvolvimento sustentável, com equilíbrio entre economia, meio ambiente e justiça social. “Vivemos no mesmo planeta. Cada ação tem reflexo. O que fazemos aqui repercute em outro lugar, em outro tempo”, disse.
Esperança e reconstrução: Brasil avança com equilíbrio e justiça social
Ao encerrar o discurso, relacionou o esforço coletivo em Rio Bonito do Iguaçu ao momento de reconstrução e retomada que o Brasil vive sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o deputado Arilson, o país começa a colher resultados de uma política que valoriza as pessoas e a responsabilidade social.
A inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice de preços ao consumidor (IPCA), desacelerou para 0,09% em outubro, após marcar 0,48% em setembro, segundo o IBGE – o menor índice para o mês em 27 anos. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 3,4% em 2024, impulsionado pelos serviços e pela indústria. O consumo das famílias também aumentou 3,4% no período.
A taxa de desemprego no país atingiu 5,6% no trimestre encerrado em setembro de 2025, mantendo o menor patamar da série histórica iniciada em 2012. O resultado reflete um mercado de trabalho aquecido, com 6,45 milhões de pessoas desocupadas, o menor número desde o início da série. Além disso, o salário mínimo teve aumento real, ampliando o poder de compra dos trabalhadores.
“O Brasil está se reerguendo. Está recompondo o que foi em quatro anos destruído. O Brasil está recuperando a autoestima. O povo brasileiro está reconhecendo o que é, de fato, um governo que pensa nas pessoas e na vida”, concluiu o deputado Arilson. De acordo com ele, o compromisso do Governo Federal em reconstruir o país se reflete na atenção e solidariedade às famílias atingidas pelo tornado no Paraná.
FOTO: AEN




