Histórico do nosso combate contra o aumento abusivo da Sanepar

Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) suspendeu o aumento de 12,13% na tarifa de água e esgoto da Sanepar. Levamos esse debate para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) desde que ele foi autorizado pela Agepar. Trago aqui um breve histórico de toda essa luta e como chegamos a essa suspensão:

15/04 – Sanepar anuncia aumento de 12,13% sobre a tarifa de água e esgoto no Paraná.

16/04 – Pronunciamento no plenário

  • Me coloquei contra o aumento da tarifa muito acima da inflação.
  • Expus os lucros enormes da Sanepar e o foco no pagamento de acionistas, sem preocupação social ou respeito ao povo paranaense.
  • Questionei de forma direta e clara: a Agepar está de que lado? Do povo paranaense ou da Bolsa de Valores?

17/04 – CPI da Agepar

  • Iniciei o processo de colher assinaturas para instaurar CPI da Agepar. Uma necessidade em vista do aumento abusivo e da conivência da Agência Reguladora do Paraná.

22/04 – Pronunciamento no plenário

  • Trouxe informações acerca do relatório do tribunal de contas sobre a Agepar.
  • Diversas irregularidades apontadas!
  • Reforcei a necessidade de uma CPI sobre Agepar e aumento abusivo da Sanepar.
  • Denunciei a falta de autonomia da agepar, com indícios de funcionários da Sanepar emitindo pareceres favoráveis dentro da agência reguladora.

23/04 – Pronunciamento no plenário

  • Recebemos pela manhã na Alep, diretor da Agepar e presidente da Sanepar com o objetivo de termos respostas claras sobre o processo e decisão do aumento abusivo.
  • À tarde, expus a verdade sobre o processo de aumento.
  • Há vontade política, sim!
  • A proposta de aumento nasce na reunião de diretors do redir, passa pelo Conselho Administrativo da Sanepar (CAD), depois pela regulação da Agepar – todos estes conselhos com indicações políticas sobre o processo de aumento.

29/04 – Protocolização do ofício pedindo para que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná fizesse auditoria sobre a legalidade e justificativa que embasaram o aumento da Sanepar. Protocolo 4818/2019 na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação.

06/05 – Aprovação do requerimento dentro da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação.

08/05 – Protocolo de ofício da Comissão de Obras Públicas, sob número 46/2019, anexando requerimento do Deputado Arilson, ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

09/05 – Tribunal de Contas do Estado do Paraná vê indícios de irregularidade no aumento da tarifa e passa a investigar a questão.

13/05 – Aparte na sessão plenária

  • Em aparte à fala do Deputado Galo, reforcei minha posição e do meu mandato na luta contra o aumento abusivo da Sanepar e na revisão da ação da Agepar.

13/05 – TCE suspende temporariamente o aumento de 12,13% das tarifas da Sanepar.

Com base em todo o exposto acima, sigo convicto e orgulhoso da atuação do nosso mandato na defesa da população do Paraná. Trazendo informações fidedignas e confiáveis sobre como nasceu, tramitou e foi aprovada a proposta de aumento de 12,13% nas tarifas.

Com pronunciamentos e ações parlamentares diretas sobre a questão, conquistamos a atenção do Tribunal de Contas do Estado para que, de forma isenta, averiguasse. O resultado poderia ser apenas um: a suspensão do aumento até segunda ordem.

Ou seja, é inequívoco as irregularidades que permeiam o aumento das tarifas, a falta de transparência, a incompetência técnica da AGEPAR e a presença de vontade política no processo.

Reforço meu compromisso com o povo do Paraná e na vigilância das ações governamentais que afetam a todos e a todas. A luta não acabou! Contem comigo, sempre!

Arilson Chiorato
Deputado Estadual (PT-PR)

A voz do interior do Paraná!

Publicado em: 16/05/19



PL institui o programa Pró-Catador e formaliza a Cadeia Popular da Reciclagem no Paraná

Ver mais

Porecatu: PL declara patrimônio histórico e cultural Monumento de Luta pela Terra em Memória aos Posseiros

Ver mais

#ResumoDaSemana: Os fatos que marcaram a semana do deputado Arilson

Ver mais

Audiência Pública “Conselhos de Políticas Públicas na Região Metropolitana de Curitiba” acontece em Agosto

Ver mais

Apucarana ganhará um novo centro de treinamento aquático

Ver mais