Com 67% de adesão, Ariranha do Ivaí é o município do Paraná com maior índice de isolamento social

A pesquisa realizada pelo Instituto In Loco mostra que o município de Ariranha do Ivaí apresenta o maior índice de isolamento social de todos os 399 municípios paranaenses. O índice é de 66,7%, bem acima do isolamento social no Paraná que é de 39% e é um dos estados que apresenta um dos piores índices do país.

Com 67% de adesão, Ariranha do Ivaí é o município do Paraná com maior índice de isolamento social

O isolamento social é até o momento a mais efetiva forma de prevenção contra o coronavírus, como ainda não existem vacinas e o grau de contágio do vírus é muito alto, a melhor forma de evitar o contágio é ficando em casa. Porém, como grande parte da população trabalha informalmente, fica difícil garantir que as pessoas tenham condições de ficar em casa, pois, precisam de renda para subsistir. O mesmo acontece com trabalhadores do setor formal, já que os empregadores passam a encontrar dificuldades em cumprir suas responsabilidades já que a pandemia também influi sobre o desaquecimento do comércio. Motivo pelo qual os governos estadual e federal devem garantir a subsistência das empresas e manutenção dos empregos, e também renda para os trabalhadores informais.

Ariranha do Ivaí é um município pequeno no interior do estado, o prefeito Augusto Cicatto (PT) tomou algumas iniciativas que foram cruciais para que o município não conte com nenhum caso confirmado da doença. Logo no primeiro momento foi estabelecida uma barreira sanitária na entrada do município que buscou conscientizar a população sobre as boas práticas no combate à pandemia, como a higienização constante das mãos, uso de máscaras e a importância do isolamento social. O comércio também foi fechado no primeiro momento, a prefeitura buscou diálogo com os comerciantes e explicou que acompanharia diariamente a situação para uma possível reabertura. Atualmente o comércio encontra-se aberto, de forma coordenada, orientada e fiscalizada pelo poder público. O período em que se manteve fechado serviu para a conscientização massiva da população que compreendeu a importância do distanciamento entre as pessoas e do uso dos materiais de proteção como máscaras e álcool gel.

O prefeito Cicatto comenta que “logo no começo fizemos uma triagem na Unidade de Saúde, com protocolo de atendimento e porta de entrada específica para quem chegava com sintomas. Também criamos um atendimento por telefone onde a pessoa liga e faz a triagem antes de comparecer pessoalmente no local. Isso ajuda bastante para termos controle de como está a situação no município. Nossa equipe de saúde foi bem orientada para seguir o protocolo, nossos agentes de saúde, de endemias, pessoal da vigilância sanitária, técnicos, enfermeiros, médicos tem trabalhado muito bem na campanha de prevenção do COVID-19”.

Outra medida interessante adota pela administração municipal é que a equipe de saúde passou a distribuir os medicamentos de uso contínuo que são fornecidos pela Secretaria de Saúde na residência dos pacientes do grupo de risco. Desta forma pessoas idosas ou que tenham outras doenças crônicas que possam ser potencializadas pelo vírus, não precisam sair de casa e ficam mais protegidas. As receitas médicas para medicamentos de uso contínuo passaram a ser disponibilizadas através de uma ligação para o médico, onde o paciente do grupo pode requerer a receita pelo telefone.

O prefeito também disse para a reportagem que “estamos confeccionando e disponibilizando máscaras para a população mais vulnerável, aqueles que são assistidos pelos CRAS que muitas vezes não possuem condições de adquirir seu material de proteção”. Também afirma que está se preparando para a contratação de mais profissionais de saúde para o momento futuro da pandemia e que a conscientização da população de Ariranha é grande. Cicatto comenta que “o nosso diálogo tem sido diário, o pessoal da Imprensa junto com a Secretaria de Saúde tem feito um bom trabalho alertando as pessoas também pelas redes sociais e tirando as dúvidas”.

O deputado Arilson parabeniza o prefeito Cicatto “fico muito feliz que meu amigo e companheiro de partido esteja empenhado no combate ao coronavírus. É um orgulho pra gente do PT saber que o Cicatto está fazendo a diferença e que é um destaque para todo o Paraná, exemplo que muitos gestores públicos podem seguir. O bom diálogo com a população é sempre importante e isso eu vejo que ele tem de sobra”.

Publicado em: 15/05/20



Arilson e Gleisi destinam recursos para Mandaguaçu

Ver mais

Deputados querem isenção de tributos na conta da Copel e cancelamento do reajuste anual

Ver mais

Arilson questiona Governo sobre socorro aos pequenos empresários

Ver mais

Arilson denuncia perseguição política do governo Ratinho contra Lula e PT

Ver mais

Arilson alerta aumento de casos e óbitos por Síndrome Respiratória não especificada no Paraná

Ver mais