Arilson e Luciana pedem envio de voto de congratulações à UEM

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta segunda-feira (10) um pedido dos parlamentares Luciana Rafagnin e Arilson Chiorato (PT) de envio de voto de congratulações à Universidade Estadual de Maringá (UEM), que se tornou destaque internacional por ser a segunda universidade em todo o mundo – e a primeira do Brasil – a publicar mais trabalhos científicos assinados por pesquisadoras mulheres. 

Esse destaque internacional é conferido por um ranking anual, que avaliou 963 universidades em 53 países, o “Ranking Leiden”. Pela primeira vez, o levantamento mediu a proporção de mulheres autoras de trabalhos científicos nas instituições que integram a pesquisa entre 2014 e 2017. No mesmo período, dos quase 1.300 trabalhos acadêmicos publicados pela UEM, 54,1% eram de autoria feminina. A UEM só ficou atrás da Medical University of Lublin, da Polônia, que alcançou 56%. No total de 23 universidades brasileiras, a UEM aparece como sendo a primeira colocada. A média alcançada entre todas as instituições avaliadas foi de 30% e a UEM ficou bem acima dessa média.

Vale destacar que os trabalhos acadêmicos passam por critérios rígidos e etapas de avaliação, a partir de várias análises e comprovações, até a publicação científica em si. Outro destaque é o trabalho que a UEM faz junto às estudantes meninas dos ensinos fundamental e médio para incentivar a produção científica. Esse trabalho hoje reúne 25 estudantes de 10 a 16 anos de 10 escolas, distribuídas em três estados. Após a aprovação do pedido em sessão da Alep, a Casa de Leis providencia a confecção do certificado que será enviado à Universidade Estadual de Maringá.

Da Assessoria Parlamentar/ Alep

Publicado em: 11/06/19



PL institui o programa Pró-Catador e formaliza a Cadeia Popular da Reciclagem no Paraná

Ver mais

Porecatu: PL declara patrimônio histórico e cultural Monumento de Luta pela Terra em Memória aos Posseiros

Ver mais

#ResumoDaSemana: Os fatos que marcaram a semana do deputado Arilson

Ver mais

Audiência Pública “Conselhos de Políticas Públicas na Região Metropolitana de Curitiba” acontece em Agosto

Ver mais

Apucarana ganhará um novo centro de treinamento aquático

Ver mais