Arilson destina R$ 25 mil para castração de animais em Ourizona

O deputado Arilson Chiorato (PT) destinou R$ 25 mil para a causa animal de Ourizona. O recurso já está garantido no orçamento deste ano e deve ser liberado nos próximos meses à prefeitura do município. A solicitação foi feita vereadores do Partido dos Trabalhadores, Adenilson Maroldi, Edson Poveda dos Santos e Simone Gomes.

“Não podemos nos esquecer da saúde e bem-estar animal e a castração, nesse sentido, é necessária para o controle da reprodução dos animais de rua. Temos percebido que o abandono de cães e gatos aumentou durante a pandemia. A castração, além de controlar a reprodução, também facilita a adoção desses animais”, avalia Arilson.

Arilson observa ainda que a permanência dos animais nas ruas contribui para a transmissão de doenças como raiva, leptospirose e leishmaniose, assim como de parasitas, como vermes e pulgas. Além disso, os animais em situação de rua sofrem com maus tratos e são frequentemente vítimas de acidentes de trânsito.

Diante de todas essas consequências sanitárias, sociais e humanitárias, Arilson comenta que é indispensável adotar políticas públicas em defesa e proteção dos direitos dos animais. “Espero que o valor destinado contribua para melhorar as ações que visam a castração de animais em Ourizona, pois acompanho de perto o trabalho de várias voluntárias no município. Reforço também o meu compromisso com a causa animal e com o trabalho desenvolvido pelas voluntárias”, afirma o deputado.