Arilson Chiorato requer crédito a juro zero para agricultores familiares, economia solidária e microempreendedores

Nesta quarta-feira (25), o deputado estadual Arilson Chiorato protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) envio de expediente ao Secretário da Casa Civil Guto Silva solicitando que seja criado um programa de crédito a juro zero para amparar os agricultores familiares, microempreendedores e empreendimentos da economia solidária do Paraná diante da crise trazida pelo coronavírus (Covid-19).

Arilson Chiorato requer crédito a juro zero para agricultores familiares, economia solidária e microempreendedores

“Solicitamos ao secretário Guto Silva que seja criado um programa de crédito a juro zero, através da Fomento Paraná, para que possamos ajudar a agricultura familiar, microempreendedores e a economia solidária diante da agravante situação econômica gerada por esta pandemia”, afirma o deputado.

A proposta de Chiorato é de que a Agência de Fomento do Paraná coloque toda sua linha de crédito prevista para 2020 com foco em financiar capital de giro das micro e pequenas empresas, empreendimentos da economia solidária, e empreendimentos da agricultura familiar.

“Nossa ideia é de que o crédito emprestado com carência de 12 meses seja quitado em até 24parcelas iguais e sucessivas sem juros, encargos ou multas, para assim respaldarmos este setor, que gera milhões de empregos em nosso Estado”, afirma.

Ainda, segundo a proposição, para fazer jus aos benefícios do Programa, a empresa beneficiada deverá manter empregos e salários dos seus colaboradores durante todo o período do contrato, bem como deverá apresentar certidões negativas de débito junto à União, Estado e Município.

Em contrapartida, o Governo do Estado do Paraná subsidiará para a Agência de Fomento do Paraná os juros e encargos da linha de crédito com a reserva de contingência, algo que já é previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Espero que o Governador Ratinho seja sensível a esta causa e que possamos somar forças para ajudarmos aos empreendedores de baixo capital financeiro a se reerguerem diante desta crise que se inicia. Vamos em frente!”, finaliza Arilson.

Por Louan Brasileiro, da Assessoria de Comunicação

Publicado em: 25/03/20



São João do Ivaí recebe Pulverizador do deputado Arilson

Ver mais

COREMAN recebe emenda parlamentar do deputado Arilson

Ver mais

Novo Decreto endurece medidas em 134 cidades do Paraná, veja quais são

Ver mais

Assembleia aprova apoio ao MST, a pedido de Arilson

Ver mais

Deputados querem plano emergencial para recuperação de micro, pequenas e médias empresas

Ver mais