Arilson quer a música “Bicho do Paraná” como patrimônio artístico do estado


Na última segunda-feira, (18/05), a cultura paranaense perdeu um artista que marcou no tempo e na história. João Lopes, conhecido em todo o estado pela música que fez grande sucesso, “Bicho do Paraná”. O artista morreu em Curitiba, onde residia há anos, e enfrentava problemas de saúde.

Arilson quer a música “Bicho do Paraná” como patrimônio artístico do estado

Ainda no dia (18/05), o deputado Arilson destacou pedido de voto de pesar pela morte do músico João Lopes em sessão remota da Assembleia e protocolou um Projeto de Lei que quer o reconhecimento da música “Bicho do Paraná” como patrimônio artístico do estado.

João Lopes elevou o orgulho paranaense com a frase “eu não sou gato de Ipanema, sou bicho do Paraná”, que mostra a admiração pelo modo de vida simples e interiorano que muitos paranaenses vivenciam. A música que é conhecida como um “hino não oficial” do estado marcou gerações e tem grande relevância artística e cultural para o povo paranaense.

João Lopes é natural de Califórnia, no norte do estado, ele se orgulhava de ser paranaense e do interior, expressou este sentimento em várias músicas, que valorizam a cultura e a diversidade do povo do Paraná, marcada por tradições que são resultado de diferentes colonizações.

O deputado comenta que “”A ideia também veio do meu amigo, professor Paulo Sérgio, de Centenário do Sul, fã incondicional do João Lopes. A cultura paranaense é muito rica e plural, mas não é valorizada como deveria. O músico João Lopes nadou contra a correnteza e conseguiu alcançar sucesso na década de 80, a música é um símbolo para o interior do estado, principalmente o nosso norte do Paraná, do pé vermelho. Essa homenagem é o reconhecimento por um artista que deixou um legado e contribuiu com a formação e valorização da nossa identidade”

Ouça:

Publicado em: 19/05/20



Arilson e Gleisi destinam recursos para Mandaguaçu

Ver mais

Deputados querem isenção de tributos na conta da Copel e cancelamento do reajuste anual

Ver mais

Arilson questiona Governo sobre socorro aos pequenos empresários

Ver mais

Arilson denuncia perseguição política do governo Ratinho contra Lula e PT

Ver mais

Arilson alerta aumento de casos e óbitos por Síndrome Respiratória não especificada no Paraná

Ver mais